Horto Florestal de São Paulo celebra 123 anos

Caminhada pelos jardins do Parque Alberto Löfgren – Horto Florestal será realizada no próximo domingo (10) para celebrar a data

Para comemorar os 123 anos do Parque Alberto Löfgren – Horto Florestal, no próximo domingo (10), será realizada uma caminhada pelos jardins do Horto. Para celebrar, os monitores contarão a história do parque e de algumas das edificações históricas, como o antigo Palácio de Verão do Governo e o Museu Florestal, além de atrativos como a Trilha do Arboreto 500 anos, Núcleo Estação Vida, entre outros.

A atividade é gratuita e não é necessário agendamento prévio. Apesar de estar localizado em área urbana, o Horto mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência para a população da zona Norte da capital. Criado em 1896, foi a primeira área de conservação efetivamente implantada no Estado de São Paulo.

Com a desapropriação do Engenho Pedra Branca, a princípio foi fundado como um Horto Botânico, institucionalmente ligado à seção de Botânica da Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo (CGG), subordinada a pasta de Agricultura.

Em 1909, o Horto Botânico passou a ser denominado Horto Botânico e Florestal e, em 1911, com a criação do Serviço Florestal do Estado, passou a denominar-se somente Horto Florestal, que tinha como objetivo principal a produção de florestas de rápido crescimento para recuperação da cobertura florestal do Estado, devido à escassez de florestas nativas já devastadas em razão da expansão da fronteira agrícola no Estado.

Somente em 1963 o Horto Florestal recebe o status de Parque Estadual, ou seja, uma unidade de conservação, alterando os objetivos de manejo da área, passando a enfatizar a preservação de ecossistemas naturais e a restauração daqueles degradados.

Em 1968 o local passou a denominar-se Parque Estadual Turístico da Cantareira, nome que nunca foi oficialmente incorporado. Sendo assim, continuou a ser popularmente conhecido como Horto Florestal e pela administração pública como parque da capital.

Em 1983, toda a área do parque é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

E em 1993, pela Lei Estadual no 8.212, a unidade passou a denominar-se Parque Estadual Alberto Löfgren, em homenagem ao naturalista e cientista sueco, que foi chefe da Seção de Botânica da Comissão Geográfica e Geológica, fundador do Instituto Florestal e criador deste parque.

Saiba mais sobre o Horto no site do Meio Ambiente.

serviço

Caminhada pelos jardins do Horto
Ponto de encontro: Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo (SP) – entrada principal
Horário de início: 9h
Telefone para mais informações: (11) 2232-3117

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: