Novos radares em Praia Grande devem começar a funcionar em fevereiro

Equipamentos ainda passarão por período de aferição

Os novos radares e lombadas eletrônicas que estão sendo instalados em diversos pontos de Praia Grande devem começar a funcionar em fevereiro. Os equipamentos, que serão utilizados para o controle de velocidade, visando reduzir número de acidentes nos locais, passarão no período de aferição no início do próximo mês. Todo arredor desses locais ainda receberá sinalização viária específica. 

Além das lombadas que ficarão nos mesmos cinco pontos da Cidade onde existiam antigos dispositivos semelhantes, desativados em 2016, Bairros Canto do Forte, Aviação Ocian e Nova Mirim), novo radar será instalado na Avenida Ayrton Senna, em ambos os sentidos de circulação da via, no Bairro Xixová.

Lombadas – No total, são 10 lombadas, em 5 pontos diferentes (uma em cada faixa de rolamento), nos seguintes pontos: Avenida Marechal Mallet, entre os números 980 e 1078, Bairro Canto do Forte; Avenida Presidente Kennedy, 4540 (sentido Boqueirão/Mirim), no Bairro Aviação; Avenida Presidente Kennedy, 7490 (sentido Boqueirão/Mirim), no Bairro Ocian; Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, na altura da Rua Michel Alca, Bairro Ocian; e Avenida Ministro Marcos Freire, na altura da Rua José Bestileiro Lopes, Bairro Nova Mirim. 
Nestes locais, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h. Ao passar no trecho, painéis mostrarão a velocidade atual do veículo com base nos dados fornecidos por sensores no solo.

Radar – Já a Avenida Ayrton Senna, entre os Viadutos do Sol e Álvaro dos Santos, na altura da Rua Paulo Sérgio Garcia, receberá um radar de velocidade, sem painel fixo. Os equipamentos serão instalados nos dois sentidos de rolamento (Praia Grande/São Vicente e São Vicente/Praia Grande). No trecho, a velocidade máxima permitida será de 60 km/h. Esta será a primeira vez que a via receberá um dispositivo de controle de velocidade.

Sinalização – Entre 300 e 100 metros das lombadas eletrônicas e radar, serão instaladas placas de sinalização e orientação sobre os dispositivos. E as multas que serão aplicadas em caso de irregularidades seguirão normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e Resolução 146/2003 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Michele Rezende de Mesquita, os locais que receberão novamente as lombadas eletrônicas tem como características principais o grande fluxo de pedestres, veículos e bicicletas. “Nestes locais, a utilização da lombada eletrônica é o ideal, por se tratar de um equipamento de grande visibilidade e sinalização própria”.

Mesquita comentou também sobre a necessidade de um equipamento eletrônico de fiscalização na Ayrton Senna. “É uma das principais vias da Cidade, que recebe um fluxo muito grande de veículos que seguem para o Litoral Sul. Depois de levantamentos feitos pela Setran, constatamos que este tipo de dispositivo seria o mais adequado ao local para evitarmos acidentes e, principalmente, mortes no trânsito”.

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