Praia Grande amplia sistema de coleta seletiva

O serviço de Coleta Seletiva realizado em Praia Grande será ampliado a partir das próximas semanas, quando a quantidade de caminhões que realizam o trabalho na Cidade passará de 6 para 12. Atualmente, a média mensal de itens recolhidos somente através do sistema é de 75 mil toneladas (de janeiro a novembro de 2018 foram mais de 833 mil toneladas nas coletas porta a porta e na coleta solidária). A intenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pelo trabalho, é que a quantidade de recolha seja duplicada com os novos veículos.

A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada pelo prefeito Alberto Pereira Mourão na tarde desta segunda-feira (7), em visita ao Solemar, um dos bairros que serão beneficiados com a ampliação da Coleta Seletiva. O trabalho faz parte de uma série de melhorias do sistema de reaproveitamento de materiais recicláveis em Praia Grande, que incluem ainda a entrega de três novos Ecopontos neste mês de janeiro (nos Bairros Anhanguera, Melvi e Vila Sônia), além do anúncio da construção de três novas unidades no ano de 2019, nos Bairros Quietude, Esmeralda e Antártica.

Praia Grande conta com dois tipos de serviço de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, a ação é feita em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e a partir das 14 horas. Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos.

Os materiais são encaminhados para a Cooperativa de Coletores Cooperativa de Trabalhadores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) e Associação de Coletores (Abrapa). Ambas são responsáveis pelo reaproveitamento dos itens.

O serviço tem o seguinte cronograma: Segunda-feira, de manhã, Militar, Canto do Forte e Boqueirão; e de tarde, Guilhermina e Aviação. Terça-feira, de manhã, Tupi, Ocian, Imperador, Princesa e Cidade da Criança; de tarde, Caiçara e Solemar. Na quarta, de manhã, Mirim e Maracanã; de tarde, Real, Flórida e Glória. Quinta-feira, de manhã, Anhanguera, Nova Mirim e Santa Marina; de tarde, Ribeirópolis, Esmeralda, Samambaia e Melvi. E na sexta-feira, de manhã, é a vez dos Bairros Sítio do Campo, Antártica e Quietude; já de tarde, a coleta acontece na Vila Sônia e Tupiri.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, a ação tem benefícios para toda a comunidade, além de trazer diversos avanços nos trabalhos já realizados pela Administração Municipal em prol da sustentabilidade. “Os caminhões passarão pelos bairros com mais regularidade de horário, além de poder captar mais materiais. Por isso, contamos com toda a população, que devem separar seus itens recicláveis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: