Praia Grande

Praia Grande se prepara para a retomada das aulas presenciais

Município participou de reunião com o Governo do Estado. Plano municipal de volta às aulas será divulgado nos próximos dias

‘Volta às aulas presenciais em 2021 e apoio aos municípios paulistas na primeira infância’ foram os temas da reunião virtual promovida pelo Governo do Estado de São Paulo com prefeitos e secretários dos 645 municípios paulistas. A chefe do executivo de Praia Grande, Raquel Chini, e a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cubilia, participaram do encontro que definiu as diretrizes para retomada das atividades presenciais nas escolas estaduais. Em Praia Grande, a Seduc já criou um plano de retomada das aulas presenciais no sistema municipal de ensino. O documento está em fase de análise e após passar pela avaliação do Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 na Cidade, será divulgado.

De acordo com a prefeita, Raquel Chini, a Secretaria de Educação de Praia Grande vai avaliar todas as diretrizes do plano estadual e comparar com o plano municipal, com o objetivo de definir a retomada da melhor forma possível na Cidade. “Nossa intenção é garantir uma volta às aulas de forma responsável e segura. Seguiremos um cronograma, respeitando todos os protocolos de saúde e condições de higiene para a segurança das crianças, adolescentes e tranquilidade dos pais”.

A secretária de Educação, Maria Aparecida Cubilia, reforçou que segundo o plano municipal, em Praia Grande, a retomada das atividades escolares em 2021 será por meio do ensino híbrido, uma metodologia que combina aprendizado presencial e virtual. “Neste retorno responsável, cumpriremos os protocolos de distanciamento social, ventilação, uso de máscaras, limpeza e atenção às necessidades individuais. Além disso, a Seduc respeitará as limitações das crianças com problemas de saúde e disponibilizará atendimento específico para estes casos comprovados”.

Estado – O encontro virtual na quarta-feira (13) contou com a presença do governador do Estado, João Doria; do vice, Rodrigo Garcia; do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi; e do Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, responsável por apresentar as diretrizes estaduais para uma retomada no ensino, traçando metas e estratégias para o retorno responsável das atividades escolares, interrompidas em 2020 pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Governo do Estado autorizou a abertura das escolas em todas as fases do Plano São Paulo, obedecendo aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus. Além disso, a reunião reforçou que os professores constam no cronograma estadual de vacinação.

Outro tema abordado no encontro com prefeitos foi o investimento estadual de R$ 80 milhões para o programa de ampliação de oferta de vagas em creches escolares e a apresentação de canais de apoio para os municípios que necessitem de ampliação de unidades de ensino infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *