“Promoção da Saúde” beneficiará todas as idades em Praia Grande

Ação que reúne diversas secretarias municipais foi debatida em reunião

Praticar atividades físicas e culturais contribui sensivelmente para a melhora na qualidade de vida das pessoas. Para ampliar as ações já desenvolvidas em Praia Grande neste sentido, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade está implantando o Programa Promoção da Saúde, que beneficiará munícipes de todas as faixas etárias. A iniciativa intersetorial será realizada com outras pastas municipais.

Nesta quinta-feira (31), na sede da Sesap, uma reunião com representantes das secretarias de Saúde Pública, Esporte e Lazer (Seel), Educação (Seduc), Assistência Social (Seas) e de Cultura e Turismo (Sectur) debateu as diretrizes que serão colocadas em prática com o Programa. A ação coordenada busca ampliar e facilitar o acesso as atividades disponíveis gratuitamente pela Administração Municipal.

A experiência positiva da Sesap com as 9 Academias da Saúde que estão funcionando em Praia Grande foi o ponto de partida para a formatação do novo Programa. Essas unidades, anexas as Usafas, são polos de atividades esportivas, culturais e palestras. Rapidamente se transformaram em referência nos bairros que estão sediadas. São diversos os exemplos positivos de pessoas que conseguiram vencer a depressão, melhoraram o quadro clínico e pararam de tomar remédios após participarem das aulas com supervisão de um profissional de Educação Física nesses espaços. 

O titular da Sesap, Cleber Suckow, destacou que dentro da programação de atividades de muitas pastas municipais já são realizadas ações relacionadas à Promoção da Saúde. “Algumas secretarias fazem mais eventos deste tipo do que a própria Sesap. O foco principal da Promoção da Saúde é evitar a doença, problemas de saúde e tratamentos mais complexos. A médio e longo prazo isso trará uma economia para os cofres públicos também, além de mais qualidade de vida para as pessoas”. 

O secretário adjunto da Sesap, Luiz Marono, explicou que, na prática, a informação estará melhor apresentada para o usuário e o profissional da Saúde. “Existem equipamentos que podem trazer benefícios e as pessoas não sabem. O médico vai direcionar o paciente para a atividade correta que ele poderá efetuar após análise de sua condição física”. 

Após o encontro desta quinta entre os representantes das secretarias, ficou acertado que, neste primeiro momento, ocorrerá um mapeamento no entorno da Usafas especificando os equipamentos públicos existentes naquela região. Também serão capacitados os profissionais da Saúde, além da criação de um manual para nortear as ações.

Já ficou definido também que o Promoção da Saúde terá início no formato de projeto piloto nas oito Usafas que contam com residentes dos Programas de Medicina de Família e Comunidade e o da Multiprofissional. As unidades escolas são: Maracanã, Antártica, Ocian, Caiçara, Mirim II, Santa Marina, Quietude e Samambaia. 

O secretário de Esporte e Lazer de Praia Grande, José Carlos de Souza, elogiou a iniciativa e comentou que Praia Grande dispõe atualmente de uma estrutura invejável de equipamentos esportivos. “A Cidade é referência. Com este programa vamos otimizar os recursos e ofertar novas atividades para população”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: