Praia Grande

Radares em Praia Grande começam a funcionar nesta sexta-feira (1º)

Equipamentos já passaram por aferições do IPEM-SP

As lombadas eletrônicas e radar que foram instalados em Praia Grande passarão a autuar motoristas que excederem a velocidade permitida a partir da próxima sexta-feira (1º).

Desde o dia 5 de fevereiro, os equipamentos estão funcionando em caráter educativo (sem aplicação de multas) e, durante o período, mais de 11 mil passagens acima da velocidade máxima permitida foram registradas. Os arredores destes locais já receberam sinalizações verticais viárias específica e durante o mês de fevereiro todos os equipamentos passaram por aferições pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

Os equipamentos serão utilizados para o controle de velocidade, visando reduzir número de acidentes nos locais. Além das lombadas eletrônicas que estão localizadas nos mesmos cinco pontos da Cidade onde existiam antigos dispositivos semelhantes, desativados em 2016 (Bairros Canto do Forte, Aviação, Ocian e Nova Mirim), novo radar funcionará na Avenida Ayrton Senna, em ambos os sentidos de circulação da via, no Bairro Xixová.

Lombadas eletrônicas – No total, são 10 lombadas, em 5 pontos diferentes (uma em cada faixa de rolamento), nos seguintes pontos: Avenida Marechal Mallet, entre os números 980 e 1078, Bairro Canto do Forte; Avenida Presidente Kennedy, 4540 (sentido Boqueirão/Mirim), no Bairro Aviação; Avenida Presidente Kennedy, 7490 (sentido Boqueirão/Mirim), no Bairro Ocian; Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, na altura da Rua Michel Alca, Bairro Ocian; e Avenida Ministro Marcos Freire, na altura da Rua José Bestileiro Lopes, Bairro Nova Mirim. 

Nestes locais, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h. Ao passar no trecho, painéis mostrarão a velocidade atual do veículo com base nos dados fornecidos por sensores no solo.

Radar – Já a Avenida Ayrton Senna, entre os Viadutos do Sol e Álvaro dos Santos, na altura da Rua Paulo Sérgio Garcia, está recebendo um radar de velocidade, sem painel fixo. Os equipamentos estão instalados nos dois sentidos de rolamento (Praia Grande/São Vicente e São Vicente/Praia Grande). No trecho, a velocidade máxima permitida será de 60 km/h. Esta será a primeira vez que a via receberá um dispositivo de controle de velocidade.

As multas que serão aplicadas em caso de irregularidades seguirão normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e Resolução 146/2003 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, a busca pela redução de acidentes na Cidade é constante e tem mostrado bons resultados. “Em 2017 foram 57 mortes no trânsito. Já no ano passado, 50 casos. Ainda assim, os equipamentos de controle de velocidade serão essenciais neste trabalho, uma vez que a alta velocidade está diretamente relacionada à gravidade destas ocorrências”.

Marcelo Prado destacou ainda que as autuações reais teriam início no dia 16 de fevereiro, mas a Administração Municipal resolveu adiar a ação para que todos pudessem se acostumar aos equipamentos. “Como a intenção da Administração Municipal não é a de arrecadação, mas sim a de redução de acidentes, optamos por estender o período educativo. Dessa forma, as pessoas vão se acostumar gradativamente aos novos equipamentos”.

Segundo a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Michele Rezende de Mesquita, os locais que receberão novamente as lombadas eletrônicas tem como características principais o grande fluxo de pedestres, veículos e bicicletas. “Nestes locais, a utilização da lombada eletrônica é o ideal, por se tratar de um equipamento de grande visibilidade e sinalização própria”.

Mesquita comentou também sobre a necessidade de um equipamento eletrônico de fiscalização na Ayrton Senna. “É uma das principais vias da Cidade, que recebe um fluxo muito grande de veículos que seguem para o Litoral Sul. Depois de levantamentos feitos pela Setran, constatamos que este tipo de dispositivo seria o mais adequado ao local para evitarmos acidentes e, principalmente, mortes no trânsito”.

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