Ícone do site Estação Litoral SP

Curso de Libras em SP está com inscrições abertas em três módulos

Curso de Libras em SP

Curso de Libras em SP

Com total de 40 horas, conteúdo busca ampliar as possibilidades de interação entre pessoas com e sem deficiência auditiva

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência oferece ao público em geral os módulos básico, intermediário e avançado do Curso de Libras, que busca ampliar as possibilidades de interação entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais.

A ação é realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), uma das iniciativas da pasta. O curso tem total de 40 horas, com início em outubro, e as aulas serão ministradas nos períodos matutino e vespertino.

Para ampliar a autonomia do público com deficiência, o conteúdo tem o objetivo de capacitar o usuário para a comunicação por meio da Libras, a fim de incluir as pessoas com deficiência auditiva que utilizam essa língua para a comunicação.

Segundo dados do último Censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Estado de São Paulo são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência. Desses, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1,8 milhão de cidadãos.

Relevância

Vale destacar que a Libras não é uma linguagem, mas sim uma língua completa, com estrutura gramatical própria. Ela é considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, possui o mesmo status que o português.

Para os módulos intermediário e avançado, devem ser enviados certificados de cursos anteriores para o e-mail ssabanovaite@sedpcd.sp.gov.br. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário on-line.

Início das aulas

serviço

Curso Libras – Módulos Básico, Intermediário e Avançado
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP
Referência: próximo à estação Barra Funda, do Metrô, da CPTM e de ônibus
Inscrições: https://forms.gle/UgFgf8SAbWPzoxPU8

Sair da versão mobile