Site da prefeitura de Praia Grande disponibiliza informações e opções de serviços públicos

Através da carta de Serviços é possível tirar dúvidas e solicitar atendimento por email e telefone

O portal da Prefeitura de Praia Grande disponibiliza informações básicas de todos os serviços públicos municipais. O Município aderiu na última segunda-feira (15) à fase emergencial do Plano São Paulo, ação do Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia da covid-19 e com isso, suspendeu, temporariamente, o atendimento presencial no Paço Municipal e demais prédios públicos de serviços considerados não essenciais. No entanto, através do site www.praiagrande.sp.gov.br, munícipes podem ter acesso a Carta de Serviços, uma lista criada com o objetivo de informar aos cidadãos sobre todas as funções prestadas pela Administração municipal.

A constante atualização da Carta de Serviços é uma das atribuições da Secretaria de Governo. De acordo com o secretário, Cássio Navarro, a Pasta tem buscado a qualidade dos serviços prestados à população. “Especialmente nesta fase emergencial do Plano SP, com a restrição de atendimento público, esta ferramenta se faz essencial no dia a dia dos cidadãos”.

A Carta de Serviços disponibiliza as demandas separados por temas. Ao entrar no portal, o munícipe pode optar entre os temas Administração Pública, Alvarás e Licenças, Assistência Social, Cultura e Turismo, Educação, Esporte e Lazer, Habitação, Impostos e Taxas, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Segurança, Trabalho, Trânsito e Transporte e Urbanismo. Dentro de cada tema, é possível encontrar um breve resumo sobre os serviços e o passo a passo sobre como solicitá-lo, inclusive com links, emails e telefones dos setores responsáveis.

No portal, também é possível conseguir informações diversas como cronograma de coleta de lixo e reciclável, rapa-treco, endereços de Ecopontos, Usafas, Escolas, unidades sociais, informações de rematrícula de alunos, emissão de certidões de licenças e quitação de débitos imobiliários e até links para impressão de IPTU e outros tributos.

O secretário ainda destacou que a Carta de Serviços tem por finalidade melhorar a relação da Administração Pública com os cidadãos. “Assim como a Ouvidoria Municipal, a carta de serviços é mais um recurso que a Administração praia-grandense oferece aos munícipes como forma de informar e agilizar a resolução de questões diversas relacionadas à prefeitura. É uma forma de garantir o direito do cidadão para receber serviços em conformidade com as suas necessidades”.

OUVIDORIA – Além da lista de funções disponibilizadas na Carta de Serviços, munícipes podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, uma linha direta de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, que visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. A Ouvidoria atende pelo sistema online www.praiagrande.sp.gov.br/ouvidoria; pelos telefones 162 e 34962281; ou baixando o app Ouvidoria Praia Grande na loja de aplicativos do celular.

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