Ícone do site Estação Litoral SP

Museu da Imigração homenageia aniversário de São Paulo com atividades gratuitas

Museu da Imigração homenageia aniversário de São Paulo com atividades gratuitas

Museu da Imigração homenageia aniversário de São Paulo com atividades gratuitas

Oficina de Street Art e ação educativa com foco no samba paulistano acontecerão no dia 25 de janeiro na instituição

Em celebração aos 466 anos da cidade de São Paulo, o Museu da Imigração (MI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, realizará uma programação gratuita no dia 25 de janeiro.

A Hospedaria de Imigrantes do Brás, edifício histórico no qual o MI se localiza, esteve presente na trajetória do crescimento da cidade e tem importância significativa nesse progresso. Em 1886, quando o prédio começou a ser construído, São Paulo possuía menos de 60 mil habitantes e, no ano da sua inauguração oficial (1888), foram matriculados quase 30 mil migrantes, o equivalente a metade da população.

Já em 1895, mais de 90 mil pessoas dormiram nas dependências da hospedaria. Para homenagear o município, a oficina de Street Art “Remontando”, ministrada pela artista Bianca Foratori, estimulará a criação de narrativas visuais, explorando a colagem, o lambe-lambe e o muralismo, das 11h às 16h.

Processo criativo

Por meio de imagens do acervo iconográfico do Museu, além de outros materiais, os visitantes, a partir de 16 anos, serão encorajados a vivenciar o processo criativo normalmente utilizado pela profissional e a criarem “personas” que representem aspectos de suas identidades e memórias familiares. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser enviadas para o e-mail mirella.rafael@museudaimigracao.org.br.

Já a partir das 15h, o Núcleo Educativo promoverá a ação “Para além do trem das onze”, voltada para o público acima de dez anos, com o objetivo de refletir sobre os processos de modernização da cidade e como que a industrialização e a chegada do progresso influenciaram no desenvolvimento, nos laços afetivos dos habitantes e na relação com o “novo” espaço urbano que passava a se formar.

O encontro proporcionará uma viagem para conhecer a São Paulo retratada por Adoniran Barbosa, sambista paulistano, descendente de migrantes italianos, que relata o cotidiano dos habitantes e trabalhadores da “terra da garoa” em suas composições.

Após o diálogo, os participantes serão convidados a confeccionar um estandarte, alegoria e símbolo das agremiações e dos blocos de carnaval, representando a história desses grupos, ideologias e tradições. Para participar, é necessário entrar em contato pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

serviço

Museu da Imigração – Oficina de Street Art “Remontando” (a partir de 16 anos)
Data: 25 de janeiro de 2020 (sábado)
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração – (muros em frente à instituição)
Inscrição: mirella.rafael@museudaimigracao.org.br

Para além do trem das onze (a partir de 10 anos)
Data: 25 de janeiro de 2020 (sábado)
Horário: 15h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Inscrição: inscricao@museudaimigracao.org.br

Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição
www.museudaimigracao.org.br

Sair da versão mobile