Secretaria de Governo de Praia Grande busca aprimorar oferta de cursos de qualificação profissional em Praia Grande

Reunião abordou as maiores demandas de empresas instaladas na Cidade

A Secretaria de Governo de Praia Grande (Seg) realizou uma reunião na tarde de segunda-feira (31) com o objetivo de conhecer as maiores demandas de empresas instaladas na Cidade e verificar as principais necessidades de mão de obra para que a Prefeitura ofereça novas opções de cursos de qualificação profissional, com oportunidades direcionadas para as demandas do Município.

De acordo com o secretário de Governo, Cássio Navarro, o principal objetivo é ampliar a oferta dos cursos de qualificação profissional, fortalecendo o mercado de trabalho e o desenvolvimento econômico do Município. “A Cidade, em parceria com o Estado, já oferece diversas opções de cursos, mas é preciso melhorar e ampliar essas opções e só conseguiremos isso, conhecendo a realidade das empresas. Por exemplo, quais as maiores dificuldades e demandas das empresas na hora da contratação? A partir daí a Cidade vai saber onde focar essa preparação e capacitar mais pessoas”.

A reunião contou com a presença do responsável pela Secretaria de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano, e do Subsecretario de Assuntos da Juventude (Subjuv), Augusto Schell, além de representantes de uma empresa de recrutamento e contratação para estabelecimentos de segmentos do comércio de toda a Baixada Santista.

A Secretaria de Assuntos Institucionais é responsável por realizar os cursos em parceria com o Governo do Estado. Os cursos são direcionados para jovens e adultos desempregados, alfabetizados, a partir de 16 anos e as oportunidades de qualificação fazem parte do Programa Via Rápida Emprego, através da Plataforma Meu Emprego.
Ainda não há data prevista para abertura de vagas de cursos, mas nos próximos dias a Prefeitura, através da Seai, vai sinalizar ao Estado a necessidade de abertura de opções de capacitação para açougueiro, almoxarife, operador de caixa, panificação, repositor de FLV (fruta, legumes e verduras), balconista, garçom, serviços de limpeza, portaria, camareira e outros.

A Subsecretaria de Assuntos da Juventude também oferece capacitação a jovens que buscam o primeiro emprego. A ideia da Subjuve é ajudar o jovem que busca orientação para ingressar na primeira oportunidade profissional, com dicas simples de currículo, entrevista, documentação em dia e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *