Praia Grande

Mais de 60 denúncias de veículos abandonados nas vias de Praia Grande são atendidas em janeiro

Fiscalização segue normativas de lei municipal e é realizada por agentes de trânsito

Para evitar que veículos considerados em estado de abandono em vias públicas se tornem transtornos urbanos, a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) realiza constantemente este tipo de fiscalização no Município. E entre os dias 1º e 31 de janeiro, as equipes atenderam 61 ocorrências levantadas através de patrulhamento pelos bairros, ouvindo moradores dos arredores, e denúncias feitas pela população através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194.

A fiscalização segue normativas das leis municipais 1.564/11 e 1.950/19, que regulamentam os critérios de remoção. Desde outubro do último ano, 74 atendimentos foram realizados pelas equipes.

O estado de abandono é caracterizado pelas aparências externas e internas identificadas a olho nu e o mau estado de conservação, como, por exemplo, vidros quebrados, ferrugem na lataria, pneus murchos e furados e acúmulo de sujeira.

Os veículos podem ser automotor, de propulsão humana, de tração animal, ou mesmo reboque e semi-reboque, estacionado ininterruptamente no mesmo local por tempo superior a 15 dias ou que apresentem sinais exteriores evidentes de abandono ou de impossibilidade de se deslocar com segurança pelos próprios meios estacionado por mais de cinco dias.

Das 61 denúncias recebidas em janeiro, 7 veículos foram removidos ao Pátio Municipal. Os demais estão entre veículos que não estavam mais no local quando as equipes foram realizar o atendimento, ou não se caracterizavam como abandonados ou os veículos foram encaminhados pelos proprietários até algum local correto após a passagem e notificação dos agentes de trânsito.

A supervisora de trânsito da Setran, Graziele de Lima Santos, explicou que as equipes prezam pelo contato com o proprietário para que ele providencie a retirada do veículo, usando como última medida a remoção ao Pátio. “Esse trabalho é essencial para garantir mais segurança e conforto à vizinhança dos arredores, pois esses veículos abandonados se tornam verdadeiros transtornos a todos. Por isso, a Administração Municipal sempre se preocupa e trabalha muito para evitar essas situações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *