Saúde

Vacinação dos pets deve ser atualizada anualmente

Confira os imunizantes que devem constar da carteirinha do seu animalzinho

Assim como nos humanos, a vacinação dos pets é muito importante e deve ser mantida em dia para prevenção e controle de doenças. Para os cães deve ser aplicada a vacina múltipla ou polivalente, que protege contra leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza  e parvovirose.

Também há vacinas para traqueobronquite infecciosa, giardia, leishmania em animais saudáveis e soronegativos para a doença.

Para os gatos, as recomendadas são a vacina múltipla ou polivalente, que protege contra panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e clamidiose.

Para ambas as espécies, também é importante a aplicação da vacina antirrábica, que protege contra a raiva. “Reações são raras, mas podem acontecer. Caso ocorram, procure imediatamente o médico veterinário”, recomenda Fernanda Fonseca, da equipe do Centro Médico Veterinário da Universidade São Judas.

Orientações aos tutores de pets – O Hospital Veterinário da Universidade São Judas – Campus Mooca – abriu um canal de comunicação com clientes e tutores de pets. Através do link no Google Meet, é possível fazer contato para tirar dúvidas e pedir orientações para equipe que está de plantão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Com as atividades presenciais suspensas devido aos decretos para evitar aglomerações, a a equipe do hospital criou um meio para manter contato com pessoas que precisam de orientações em relação aos seus animais, é o que diz Simone Ambrósio, gestora do hospital veterinário e professora do curso de Medicina Veterinária da universidade.

“Como ainda estamos impossibilitados de retomar os atendimentos presenciais aos pets, criamos esse canal de comunicação para ajudar tutores com orientações sobre os cuidados aos seus companheiros”, ressalta.

A clínica presta serviços à comunidade do entorno desde 2017, realizando cerca de 150 atendimentos diários, quando funciona normalmente. Além de profissionais formados, a clínica conta com a ajuda de alunos do último semestre do curso de veterinária, que são acompanhados em todos os atendimentos por professores ou profissionais, para que possam concluir aprendendo a realidade de um profissional da área e adquirindo as experiencias necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *