Destaque

SP envia 15 toneladas de materiais de ajuda humanitária à Baixada Santista após chuvas

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado atualizaram os números de óbitos e desaparecidos nos municípios da região

A Defesa Civil do Estado e o Corpo de Bombeiros informam que as fortes chuvas que incidiram sobre a região da Baixada Santista nesta semana provocaram, até o momento, 19 mortos e 29 desaparecidos, nos seguintes municípios: Guarujá (15 óbitos e 22 desaparecidos), Santos (3 óbitos e 5 desaparecidos) e São Vicente (1 óbito e 2 desaparecidos).

O número de desabrigados é 155 no Guarujá, 6 em São Vicente e 37 em Santos. Já foram disponibilizadas 15,6 toneladas de materiais de ajuda humanitária (colchões, cobertores, cestas básicas, água sanitária e água potável) aos municípios afetados. Tais materiais permanecerão armazenados no depósito do Fundo Social de Santos e serão distribuídos mediante solicitação das defesas civis municipais.

O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Junior, permanece na região, em reuniões com o Gabinete de Crise, avaliando as necessidades e a atuação das equipes de salvamento.

Índices

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que, até 4h da manhã desta terça-feira (3), o acumulado nas últimas doze horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos, de 218 mm, em Praia Grande, 170 mm, São Vicente, de 169 mm, Mongaguá, de 160 mm, Cubatão, de 132 mm. Tanto em Itanhaém como em Bertioga, o acumulado foi de 110 mm.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 56 mm no Guarujá (acumulados de 405 mm em 72h), 47 mm em São Vicente (267 mm em 72h) e 42 mm em Santos (359 mm em 72h). A previsão para esta quarta-feira (4) é de chuva fraca, mas persistente, alternando com períodos de céu nublado.

O volume previsto não deve ser significativo, inferior aos 10mm. No entanto, continua na Baixada o alerta de risco para novos deslizamentos em virtude dos altos acumulados (72h) e do solo continuar encharcado.

Defesa Civil do Estado de São Paulo – www.defesacivil.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *