DataEventos revela dados inéditos sobre o mercado de eventos no Brasil
Plataforma da MeEventos mapeia 1,6 mil empresas e média de 15 mil eventos mensais, identificando tendências, oportunidades e desafios do setor
A DataEventos, nova plataforma de dados do mercado de eventos lançada pela MeEventos, consolida informações de 1,6 mil empresas de todo o Brasil e mapeia, em média, 15 mil eventos por mês. Dados comparativos entre 2024 e 2025, no período de janeiro a abril, mostram estabilidade na distribuição geográfica dos eventos: São Paulo segue liderando o ranking estadual, concentrando mais de 30% dos eventos realizados, seguido por Minas Gerais, com 22%, e pelo Rio de Janeiro, com 12%, confirmando concentração desse mercado no eixo sudeste do país.
Capaz de filtrar os dados por ano, estado e segmentos — buffet, fotografia e vídeo, assessoria e cerimonial, decoração, som/iluminação/DJ, espaço para festas, drinks e coquetéis, artista/banda/coral e produtor de eventos —, a plataforma surge como uma ferramenta essencial para profissionais que buscam entender a dinâmica do setor. “Nosso objetivo é fornecer aos profissionais do mercado de eventos um panorama sempre atualizado, facilitando a identificação de tendências, oportunidades e desafios do setor”, comenta Tiago Ferreira, fundador e CEO da MeEventos.
Em termos de tipologia, os eventos sociais seguem reinando absolutos: mais de 63% dos eventos registrados em 2025 até agora destinam-se a festas e celebrações particulares. Os eventos corporativos representam 10% e os culturais ficam abaixo de 1%. Enquanto a categoria “outros eventos” — que engloba esportivos, gastronômicos, educacionais e políticos — somam mais de 25%.
Para o CEO da MeEventos, esse predomínio dos eventos sociais reflete a tradição brasileira de celebrar aniversários e outras ocasiões especiais da vida pessoal reunindo família e amigos. Os dados mostram que essas festas são pensadas com antecedência: na média, planos para eventos sociais começam a ser fechados quase 7 meses antes, ou 219,8 dias antes do dia marcado. Em contraste, os eventos corporativos seguem um ritmo mais ágil, com prazo médio de contratação de 41,9 dias, pouco mais de um mês de preparação.
Nos primeiros meses do ano, a escala dos eventos tem mostrado um perfil majoritariamente intimista: 67,4% das produções recebem até 50 convidados, e 17,5% recebem de 51 a 100 pessoas; eventos para plateias maiores, de até 200 participantes, correspondem a 10,8%, enquanto apenas 3% ultrapassam 200 e 1,3% superam a marca de 500 participantes.
Já os canais de aquisição de clientes apontam para a importância da fidelização e do marketing digital: 41,26% dos contratos vêm de quem já era cliente, 29,6% chegam via Instagram, 12,3% por buscas no Google e pouco mais de 8% por indicações de clientes ou fornecedores.
No que diz respeito aos dias e horários de pico, a DataEventos revela que, atualmente, o sábado às 16h é o momento mais buscado para realizar eventos, seguido pelas noites de sexta-feira, entre 19h e 21h, e pelo início da tarde de domingo; durante a semana, de segunda a quinta-feira, a procura é consideravelmente menor.
“As atualizações da plataforma serão mensais para contribuir com o planejamento dos negócios e profissionais de eventos”, afirma Tiago Ferreira, reforçando o compromisso da MeEventos em manter o setor bem informado. A DataEventos promete ser o “termômetro” indispensável para buffets, fotógrafos, decoradores e todos os profissionais que movimentam o mercado de eventos no Brasil.
Sobre a MeEventos – Fundada em 2014, com sede em Belo Horizonte (MG), a MeEventos é uma plataforma integrada para a gestão de eventos, desde o gerenciamento de equipes e freelancers até o controle financeiro. A MeEventos é usada para a gestão, em média, de 15 mil eventos por mês, atende 1,6 mil empresas de todo o setor de eventos no Brasil, e sua plataforma conta com 8,5 mil usuários. A empresa faturou R$ 4 milhões em 2024 e projeta um faturamento de R$ 7 milhões em 2025. Em 2025, a MeAcademy se consolida como principal canal de profissionalização do mercado de eventos e lança o MeHub, um hub de inovação pensado para atender necessidades específicas do mercado de eventos com soluções inovadoras. Saiba mais em: meeventos.com.br.