DestaquePolíticaSão Paulo

Boulos e Nunes disputam preferência do eleitorado da capital paulista para as eleições 2024, segundo pesquisa Badra

Pesquisa Badra apontou que eleitorado ainda precisa ser conquistado pelos possíveis candidatos à Prefeitura de São Paulo

A Badra Comunicação divulgou nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, o resultado da pesquisa que consultou o eleitorado da cidade de São Paulo a respeito de suas preferências na hora do voto nas eleições de 2024.

Na pesquisa estimulada, onde os entrevistadores apresentam nomes em cenários onde constam os nomes dos possíveis candidatos, Guilherme Boulos (PSOL) lidera com 29%, seguido pelo atual prefeito da capital de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 21% das escolhas do eleitorado.

Guilherme Boulos é atualmente Deputado Federal. Já Ricardo Nunes é o prefeito da cidade, que foi conduzido ao cargo após a morte de Bruno Covas (PSDB) e busca a reeleição.

Neste primeiro cenário mostrado pela Badra, a disputa das demais posições é ocupada por Deputados Federais. Tabata Amaral (PSB) aparece em terceira posição, com 7%, seguida por Kim Kataguiri (UNIÃO), com 5% dos apontamentos dos pesquisados. Vinicius Poit (NOVO) está na quinta posição, com 3%.

Brancos, nulo ou ninguém somam 24% e não souberam dizer atinge 11% dos pesquisados.

Em um segundo cenário, Boulos segue à frente, com 28%, com Nunes na cola, com 20%. Nesta situação da pesquisa, a pré-candidata Tabata Amaral é substituída pelo atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), que aparece com 9%.

Na sequência aparecem Kataguiri, com 4%, e Poit, com 3%. Neste segundo cenário, 24% optaram por votar em branco, nulo ou em ninguém. 12% não souberam dizer.

A Badra também criou um terceiro cenário de consulta, onde Boulos aparece em primeiro lugar, com 30% das intenções dos pesquisados, seguido por Nunes, com 25% e em terceiro aparece Tabata, com 9%. Neste cenário, 25% optou por branco, nulo ou ninguém apontado pelos pesquisadores. 11% não soube dizer em quem votariam.

Segundo turno – A Badra simulou cenários para o segundo turno para a Prefeitura de São Paulo, onde Boulos seria eleito prefeito, com 33%. Em segundo aparece Nunes, com 27%. Nesta simulação, 28% diz votar em banco, nulo ou em ninguém e não soube dizer em quem votaria soma 12%.

Em um segundo cenário, onde sai Nunes e entra Tabata, Boulos venceria com ampla vantagem, atingindo 35% dos entrevistados, contra 14% focados na Deputada Federal. 37% dos entrevistados dizem votar em branco, nulo ou em ninguém. 14% não soube dizer qual seria sua escolha.

A Badra também criou uma situação onde sai Boulos e entra Nunes, em uma disputa de segundo turno com Tabata. Os entrevistados escolhem Nunes, com 31%, e Tabata é a opção de 14% dos eleitores. 41% votariam em branco, nulo ou em ninguém. 14% não soube dizer em quem votaria nessa simulação.

Longe da mente do eleitorado – Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados dizem um nome que lhe vem à mente ao ser questionado, Nunes e Boulos praticamente empatam, com 1,8% dos apontamentos. Segundo a pesquisa da Badra, o que mais chama a atenção é a alta quantidade de pessoas que votariam em nulo, branco ou em ninguém, com 21,6% e o dado mais alarmante: 73,8% não souberam dizer em quem votariam nas próximas eleições da capital paulista em 2024.

Rejeição – No quesito que aponta em quem o eleitorado não votaria, Kataguiri lidera, com 21%, seguido de Boulos e depois Poit, ambos com 13%. Nunes tem 11% de rejeição e Tabata 9%. Neste cenário, 17% diz não ter rejeição a nenhum deles. 14% não soube dizer e 2% disse que poderia votar em todos.

Metodologia – A pesquisa de campo promovida pela Badra foi realizada em quatro macrorregiões do município de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Centro-Oeste, no período de 2 a 4 de outubro de 2023.

O público-alvo são moradores eleitores da capital paulista, com 16 anos ou mais. Foram consultadas 2.500 pessoas pela equipe composta por 12 entrevistadores e dois supervisores, por meio do uso de dispositivo eletrônico (tablet). A margem de erro e intervalo de confiança é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e 95%, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *