Itanhaém

Evento em alusão ao Dia Nacional da Umbanda acontece em 15 de novembro em Itanhaém

CULTURA E RELIGIÃO – A data serve para reconhecer e celebrar a importância dessa religião na formação da identidade cultural e religiosa brasileira

Em 15 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Umbanda e, nesta data, a Praça Ernesto Zwarg, carinhosamente conhecida como “Ladeira”, no Centro, recebe o evento “Dia da Umbanda – 2ª Edição”, a partir das 14 horas. A iniciativa é realizada pelo projeto Família Curimbaxé e conta com o apoio da Prefeitura de Itanhaém por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Durante o evento acontecerão apresentações teatrais simbolizando a história de alguns orixás, apresentação musical com a Família Curimbaxé, além de estandes de artesanatos em geral relacionados ao tema religioso como: filtro dos sonhos, pulseiras e colares; e estandes de instrumentos. No local também será possível comprar comida e bebida.

15 DE NOVEMBRO – Foi escolhido como o Dia Nacional da Umbanda no Brasil em 2012, por meio da Lei nº 12.644. Essa data foi selecionada para celebrar a fundação da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, que é considerada um dos marcos iniciais da Umbanda no Brasil. A Umbanda é uma religião afro-brasileira que incorpora elementos do espiritismo, candomblé, catolicismo, entre outros, e tem uma profunda ligação com a cultura e a espiritualidade do país.

O Dia Nacional da Umbanda serve para reconhecer e celebrar a importância dessa religião na formação da identidade cultural e religiosa brasileira. A data não apenas homenageia a história da Umbanda, mas também promove a reflexão sobre a diversidade religiosa e a importância de respeitar e preservar as diferentes tradições espirituais presentes no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *