Mongaguá

Prefeito interino de Mongaguá faz balanço do primeiro mês de gestão e destaca avanços

Luiz Berbiz de Oliveira, apresentou um balanço de ações de seus 30 dias de Governo

O prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, apresentou um balanço de ações de seus 30 dias de Governo. “Priorizamos a formação de uma equipe técnica, passando a segurança devida aos servidores públicos. Cobro nossos secretários para se empenharem em prol do desenvolvimento da cidade. Nossa prioridade foi a zeladoria, combate a alagamentos, segurança, educação e saúde, mas sem deixar os outros setores de lado, como formação de empego e renda e turismo”, ressalta o prefeito.

O Governo Municipal impulsionou a zeladoria, formando forças-tarefas e mutirões, que estão agindo em pontos estratégicos da cidade. O serviço de roçada costal, recolhimento de descarte domiciliar (Cata-Cata), recuperação de pavimentos, jardinagem e poda, foram reforçados.

Na Estrada da Fazenda, principal via de acesso à área rural, importante segmento turístico da cidade, agora conta com equipe para nivelamento quinzenal, além de ter iniciado o desassoreamento de valas.

No combate a alagamentos, a Prefeitura está agindo com diversas frentes, com limpeza e desobstrução de canais, córregos, valas e galerias, além da recuperação de bocas de lobo e o importante serviço de hidro jato em todos os bairros, com a importante participação da Defesa Civil na indicação dos pontos mais críticos do município e na viabilização da limpeza do Rio Aguapeú, que deve ser iniciada nas próximas semanas.

Paralelamente a isso, a Administração levou a equipe técnica, juntamente com a Sabesp, para a comunidade do Cavalo Marinho, que há décadas lutava por água encanada. Após o encontro, a Sabesp já iniciou o cadastramento dos moradores que, em breve, contarão com água na torneira.

Na Educação, a equipe se organizou para a volta às aulas, realizando diálogo com os profissionais e já garantindo a entrega dos kits de material escolar nas primeiras semanas do ano letivo.

Foram iniciadas as tratativas para a implantação de projetos importantes como Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae, que capacitará professores e alunos.

Para garantir o fomento do emprego, a Administração Municipal renovou por mais 5 anos o convênio com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e conseguiu material didático para a ampliação dos cursos do Time do Emprego, além de reestruturar o laboratório de informática do setor. Também foi reforçada a aproximação com o CIEE, que viabilizará estágios para jovens do 9º ano, a partir dos 14 anos.

O Fundo Social, hoje presidido pela Solange Vieira, está reforçando o vínculo com comerciantes, secretários e demais segmentos, para o fortalecimento das ações de arrecadação, em prol da população em vulnerabilidade.

A Fiscalização do Comércio aumentou as ações de orientação, regularização e inspeção dos comércios de praia e rua, feiras de artesanato e freiras livre. A partir deste ano, todas as feiras livres de Mongaguá passam a contar com o serviço de banheiros químicos.

A Secretaria de Esportes está reestruturando o setor, iniciando o cadastro de eventos. Na última semana, a cidade sediou a Copa Internacional de Base, realizada em diversos campos.

No turismo, retomou o MongaVerão, maior evento do Litoral Sul, com shows gratuitos, na Praça de Eventos Dudu Samba. Nesta edição, subiram ao palco Israel & Rodolffo, Bruno & Barretto, Falamansa, Bicho de Pé e Pixote. Também estão confirmados Biquini, Jeito Moleque, Bruna Viola e Negritude. “Também estamos programando a maior programação de Carnaval da história da cidade, com shows, blocos e matinês, no Centro e Agenor de Campos. Além disso, criamos o Espaço Criativo num ponto mais atrativo e com maior destaque, às margens do Rio Mongaguá,” destaca.

Na Cultura, o primeiro mês do ano foi marcado por uma programação cultural intensa em Mongaguá, oferecendo arte, dança, teatro e empreendedorismo à população. O Centro Cultural Raul Cortez recebeu oficinas de dança de salão, apresentações teatrais gratuitas, a 2ª Mostra da SP Escola de Teatro e a 9ª ExpoDelas, fortalecendo a cena cultural local. Além disso, o projeto ‘Impulso Lírico’ levou arte e inclusão social à Fundação Casa. Com atividades diversas e acessíveis, a cidade reafirma seu compromisso com a cultura, proporcionando lazer e oportunidades para todas as idades. 

O prefeito também está empenhado em garantir a representatividade de Mongaguá, nos consórcios regionais e estaduais, como o Codivar e a Aprecesp. “Estamos participando de diversas agendas como Governo Estadual e, na próxima semana, iremos a Brasília, representar a cidade no Encontro dos Novos Prefeitos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *