Destaque

Santos terá curso voltado aos profissionais que trabalham com público alvo da educação especial

Capacitação acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Auditório APM (Associação Paulista de Medicina Santos); as vagas são limitadas

Trabalhar com Educação Especial em ambiente clínico e escolar requer treinamentos adequados e funcionais, sendo fundamental ter conhecimento sobre procedimentos específicos para intervenções em situações necessárias.

Diante disso, o instituto Abacare em parceria com Instituto Lahmiei – Autismo, da Universidade Federal de São Carlos, desenvolveu o curso “Manejo Comportamental nos Contextos Clínico e Escolar”.

A capacitação que tem como público alvo, profissionais da educação, saúde, assistência social, esporte e estudantes de áreas específicas do tema, será aplicada em Santos, no Auditório APM (Associação Paulista de Medicina Santos), localizado na Avenida Ana Costa, 388, nos dias 6 e 7 de fevereiro, das 8h às 17h. As vagas, que são limitadas, já estão abertas.

No curso, serão apresentadas características fundamentais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA); as consequências do comportamento (reforço positivo, negativo, etc.); extinção de respostas e procedimentos de ensino e modificação de comportamento com base na manipulação das consequências (DRO, DRI, DRA, etc.); além de avaliação funcional do comportamento (Planejamento de contingências de ensino e manejo de comportamento a partir de tal avaliação funcional).

As disciplinas são essenciais para os profissionais que lidam com a barreira do comportamento inadequado, pois capacitam o educador com todas as técnicas necessárias e eficientes para reduzir tais condutas.

A capacitação será ministrada pela Profa. Dra. Giovana Escobal e a Psicóloga Dafne Fidelis. Ambas possuem sólida formação conceitual em pesquisa, atendimento e supervisão na área de Análise de Comportamento.

As inscrições para o curso podem ser feitas por meio do link https://cutt.ly/xjbbS6d.

Sobre as docentes

Giovana Escobal

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2001-2004). É especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo: Avanços no tratamento e pesquisa. Possui Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2005-2007), doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2007-2010). Pós-doutora em Psicologia, com bolsa FAPESP (2010/11201-9), Pesquisadora Associada ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, vice-coordenadora e colaboradora do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado da Universidade Federal de São Carlos , diretora do Instituto Abacare e professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de São Carlos.  

Dafne Fidelis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – CRP: 06/138250. Diretora do Instituto Abacare. É mestre pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal (UFSCar). É docente e colaboradora do Instituto LAHMIEI Autismo Ufscar. Tem experiência na área de educação especial, clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno do Espectro Autista, atrasos no desenvolvimento.

Serviço: Curso “Manejo Comportamental nos Contextos Clínico e Escolar”

Data: 6 e 7 de fevereiro

Horário: 8h às 17h

Local: Auditório APM (Associação Paulista de Medicina Santos) – Avenida Ana Costa, 388, Gonzaga – Santos/SP

Inscrições: https://cutt.ly/xjbbS6d

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *