Empresas e Negócios

Grupo Mendes inicia operação da INEER Energiacom projeto capaz de iluminar uma cidade de 100 mil habitantes

Com a proposta de oferecer energia mais barata, por meio de distribuição de energia fotovoltaica, empresa atenderá a cinco cidades da Baixada Santista e 22 do interior de São Paulo. Projeto tem respaldo na Lei 14.300, que instituiu o marco legal na geração distribuída de energia

A INEER Energia — empresa do Grupo Mendes — já está em operação em um dos maiores projetos de distribuição de energia fotovoltaica compartilhada do Brasil, atendendo a cinco cidades do Litoral Paulista (Santos, São Vicente, Vicente de Carvalho — distrito de Guarujá –, Praia Grande, Cubatão) e mais 22 do interior de São Paulo.

Capaz de abastecer uma cidade de aproximadamente 100 mil habitantes, o projeto contará com 32 fazendas solares, localizadas no interior do Estado, cada uma com aproximadamente 45 mil metros quadrados, e um total de 298 mil módulos de captação de luz solar, com potência para geração mensal de 853.000 KWh/Mês. A previsão é atingir um fornecimento de 116 MWp até o final de 2024, o equivalente a uma geração mensal de 17.000.000 KWh/Mês.

“Estamos empenhados em oferecer sempre o melhor, com foco na sustentabilidade e geração de economia. Por isso, buscamos soluções inteligentes, com a melhor infraestrutura em fazendas de distribuição de energia fotovoltaica para atendermos com eficiência à Baixada Santista e às cidades do interior do Estado, pertencentes à área de concessão da CPFL Piratininga”, salienta o Presidente do Grupo Mendes, responsável pela INEER, Paulo Mendes.

O foco da INEER é atender às empresas com consumo de baixa tensão e está respaldada pela Lei 14.300/2022, que instituiu o marco legal na geração distribuída de energia e está democratizando o acesso a ela e de forma mais barata. A INEER, por exemplo, está oferecendo desconto de 10% na energia produzida por ela, trazendo um benefício que o consumidor nunca teve.

Em resumo, é como se o cliente tivesse a sua própria geração de energia, mas, ao invés de instalar painéis solares em sua empresa, ele usufrui da geração de energia da INEER, sem custo de instalação, obras ou contrato de fidelidade. “É um formato flexível, sem investimento, pois o cliente só paga a INEER após receber a energia contratada”, enfatiza o diretor comercial da empresa, Diego Moreno.

Para isso, a empresa está apostando no atendimento presencial, para poder explicar com clareza o processo e benefícios desse novo modelo de negócio. “Escolhemos esse formato porque queremos trazer transparência ao cliente, transformando o que era difícil de entender em algo fácil e didático”, informa Moreno.

Como funciona

Essa é uma modalidade que se chama sistema de compensação de Energia Elétrica, no qual toda energia gerada pelas fazendas solares da INEER é injetada na rede da distribuidora CPFL Piratininga, concedida na forma de empréstimo.

Essa energia, então, volta para os consumidores na forma de créditos energéticos, os quais são utilizados para compensar aquela energia que foi consumida pela distribuidora. Esses créditos possuem um prazo de 60 meses para serem utilizados.

O fornecimento até os estabelecimentos, conta de luz e manutenção continuam iguais, sendo recebidos diretamente pela CPFL. O desconto já aparecerá na conta de energia da CPFL.

Não será necessária a instalação de nenhum equipamento no estabelecimento, pois as placas já estão instaladas nas fazendas solares da INEER, e a energia continua chegando igualmente como acontece atualmente, via concessionária.

Sobre a INEER

A INEER Energia é uma empresa do Grupo Mendes, que tem a missão de prover soluções de energia sustentável de forma eficiente e tecnológica, maximizando valor para clientes e contribuindo para a sociedade. Seu DNA é inovação e ela chega com o objetivo de mudar a forma de consumir energia elétrica.

Sobre o Grupo Mendes

Reconhecido pelo pioneirismo, qualidade e excelência em seus processos e serviços, o Grupo Mendes possui mais de 45 anos de história. Atualmente o Grupo Mendes atua em quatro frentes: Malls, Incorporações, Serviços e Fornecimento de Energia, sempre focando o litoral paulista como ponto dos investimentos. Das inovações arquitetônicas aos avanços tecnológicos, o Grupo Mendes se renova dia a dia, fazendo parte da vida de milhares de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *