Caminhada da Adoção, em Praia Grande, será no dia 26 de maio

Esta é a sétima edição do evento que busca mobilizar pessoas sobre o tema

Praia Grande realiza a 7ª edição da Caminhada da Adoção no 26, domingo, na Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte, a partir das 9 horas. O evento tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os benefícios da adoção tanto para os pais, quanto para os filhos. Quem quiser ajudar instituições poderá trocar duas embalagens de leite em pó pela camiseta do evento.

O evento é realizado por meio de uma parceria entre o Grupo de Apoio à Adoção Laços de Amor (Gaala) e a Secretaria de Assistência Social de Praia Grande (Seas).

A concentração será às 9 horas e a largada às 10h30. Os participantes vão percorrer a Avenida Presidente Castelo Branco, até chegar ao Conviver do Bairro Boqueirão, onde o evento será finalizado.

Durante todo o percurso, serão distribuídos folhetos informativos e por meio do sistema de som, os participantes e a população receberão informações sobre adoção no Brasil.

Camiseta – No momento da concentração, os participantes poderão trocar duas embalagens de leite em pó (400g) pela camiseta do evento. Tudo o que for arrecadado será transformado em ajuda para instituições da região.

Tema – O tema deste ano é “Adoção: filiação legítima, afetiva e por toda a vida”. De acordo com a presidente do Gaala, Júlia Leal, ainda existem muitas dúvidas em relação ao que acontece após uma adoção. “As pessoas se questionam sobre herança, direitos da criança e, em alguns casos, até acham que o processo pode ser revertido. As crianças são para sempre, não dá para desfazer, assim como qualquer maternidade biológica”.

Ainda de acordo com Júlia, uma informação que a sociedade precisa estar ciente é que a fila de crianças para a adoção é muito maior do que a fila de pessoas que buscam adotar. “O problema é que os interessados em adotar limitam muito a faixa etária das crianças. Os abrigos não são uma fábrica de bebês. Lá tem crianças e adolescentes esperando para ganhar amor e atenção de pais adotivos”.

Segundo a titular da Seas, Gisele Domingues, Praia Grande incentiva a adoção, especialmente de crianças maiores de 7 anos e de adolescentes, faixas etárias pouco consideradas pelos candidatos a pais. “Desde que o programa Apadrinhamento Afetivo foi lançado, em 2012, mais de 30 crianças e adolescentes foram apadrinhados. Em alguns casos, as experiências desses pequenos junto às famílias renderam bons frutos e cerca de um terço ganharam um lar definitivo, por meio da adoção”.

Para mais informações sobre a Caminhada da Adoção basta acessar o site www.gaala.org ou ligar para 3016-6152.

Dia da Adoção – O dia 25 de maio foi escolhido o Dia Nacional da Adoção pelos quatorze Grupos de Apoio à Adoção que se reuniram em 1996 em Rio Claro, interior de São Paulo, onde foi realizado o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. A lei foi sancionada em 9 de maio de 2002 sob o nº 10.447. Em Praia Grande, desde 2014, a data também foi escolhida para celebrar o Dia Municipal da Adoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.