Esportes

Rússia se queixa à Uefa de uniforme da Ucrânia que inclui a Crimeia

Relações entre os países deteriorou após anexação da península em 2014

A Rússia se queixou à Uefa, a entidade reguladora do futebol europeu, depois que a Ucrânia apresentou a nova camisa de sua seleção com um mapa que inclui a Crimeia, disse o ministro russo dos Esportes.

A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014. Moscou considera a península parte da Rússia, mas esta é reconhecida internacionalmente como parte da Ucrânia.

Autoridades russas já classificaram a medida como uma provocação, enquanto autoridades ucranianas dizem que o uniforme contém símbolos que unem a população do país. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, publicou nesta quarta-feira (9) no Instagram uma selfie na qual aparece com a camisa.

“A União Russa de Futebol apelou à Uefa para receber explicações”, disse o ministro russo dos Esportes, Oleg Matytsin, segundo citação da agência de notícias Tass. “Expressamos nossa preocupação com o uniforme da seleção ucraniana.”

A frente da camisa amarela mostra as fronteiras do país em branco. Um slogan na parte superior das costas diz “Glória à Ucrânia!”. Dentro da camisa há um slogan que declara “Glória aos heróis!”

As duas frases são usadas na Ucrânia como uma saudação militar oficial.

As relações entre Moscou e Kiev se deterioraram acentuadamente após a anexação da Crimeia e o início de uma rebelião separatista com apoio russo no leste da Ucrânia no mesmo ano.

A Ucrânia enfrenta a Holanda em sua primeira partida da Euro 2020 no dia 13 de junho em Amsterdã, e ainda encara Áustria e Macedônia do Norte no Grupo C.

A Rússia confronta a Bélgica em seu jogo de abertura em casa em São Petersburgo em 12 de junho e depois joga contra Dinamarca e Finlândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *