Praia Grande

GCM faz ações especiais em área de lazer no Samambaia

“Operação Saturação” teve início em fevereiro e já apresenta resultados

Com o objetivo de garantir mais tranquilidade aos moradores que utilizam a Área de Lazer Samambaia, a Guarda Civil Municipal (GCM) vem realizando desde fevereiro ações denominadas “Operação Saturação”.

De acordo com o comandante da corporação de Praia Grande, Edvaldo Pereira dos Santos, a ideia é proporcionar aos frequentadores do local condições para que possam se divertir com a família sem serem incomodados por eventuais usuários de drogas ou grupos que acabam gerando perturbação do sossego. “A comunidade é quem deve ocupar esses espaços, desfrutando de momentos de lazer”.

Para isso, a GCM iniciou os trabalhos com ações das equipes táticas se dirigindo ao local e atuando em situações pontuais, tanto em períodos noturnos quanto diurnos. Posteriormente, a manutenção é feita com equipes do Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI), que visitam a área em horários variados e realizam ações preventivas.

Ainda participam das ações as equipes do Canil, Romo (motocicletas) e operadores do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que fazem o monitoramento virtual, transmitindo importantes informações sobre a movimentação do local.
Havendo necessidade, fiscais da Subsecretaria de Controle Urbano (Contru), ligada à Secretaria de Urbanismo (Seurb), também são acionados.

Desde que o trabalho teve início, conforme levantamento do comando da GCM, 177 pessoas foram abordadas, quatro estabelecimentos comerciais foram notificados e nove bicicletas apreendidas.

A Guarda Civil Municipal atende pelos telefones 199 e 153 e presta importante auxílio na área de segurança pública tanto no policiamento preventivo como no ostensivo.

Lazer – A área urbanizada sobre o Canal Samambaia, que fica entre as Avenidas das Castanheiras e das Araucárias, conta com equipamentos esportivos e de lazer como pista de cooper, ciclovia, campo gramado e playground. Além disso, conta com áreas de convivência, com mesas e bancos, e academia ao ar livre, sendo um importante espaço para as famílias se divertirem e encontrar amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *