Destaque

Saiba o que comer antes e depois de praticar exercícios

Também é fundamental a reposição contínua de água durante e depois das atividades, alertam especialistas da área; veja mais dicas

Quem gosta de praticar exercícios ou pretende começar, deve saber que uma alimentação complexa e balanceada, com nutrientes do grupo dos carboidratos, proteínas, boas gorduras, frutas e vegetais é muito importante para uma boa boa performance e também para não desgastar o corpo.

Para a secretária Miriam Pereira, saber o que comer antes de se exercitar sempre foi um dilema. “Eu nunca tenho certeza. Tenho medo de comer algo pesado e passar mal ou de não comer muito e também passar mal”, conta.

De acordo com a nutricionista Lara Natacci, é importante observar quais alimentos devem ser consumidos antes da atividade. Para ela, o ideal é um lanche leve antes, mas que seja rico em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia e podem até acelerar a queima de gordura. “Pode ser uma banana com aveia, mamão com granola e até um suco com cereais integrais. Nozes e castanhas também são uma excelente opção”, afirma.

As verduras e legumes são essenciais para melhorar a absorção das proteínas. “Depois da prática esportiva, o ideal é consumir proteína animal magra, acompanhada de um carboidrato complexo, como o arroz, de preferência integral, ou massa integral, batata com casca, pão ou torrada integral”, explica a médica Elisabete Almeida.

Como a quantidade de água eliminada pelo suor depende da intensidade e tempo da atividade física, assim como da temperatura e umidade do ambiente, a prevenção mais eficaz é a hidratação adequada, que ocorre pelo equilíbrio entre consumo e perda de água.

Recomenda-se o consumo de 400 a 600 ml de água 20 minutos antes do início da atividade física. A médica ainda afirma que há a necessidade de reposição contínua de água durante e depois dos exercícios. “O consumo de cerca de 250 ml a cada 15 ou 20 minutos de intervalo é satisfatório, pois em maior quantidade, pode produzir a sensação de ‘estômago cheio’, prejudicando o desempenho”, explica.

A substituição de água por isotônicos só deve ocorrer quando há perda de peso corporal superior a 2% em decorrência da transpiração, pois aí pode ocorrer perda de grande quantidade de sódio e outros minerais.

Combate ao sedentarismo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para ser considerado pessoa não-sedentária, é preciso de 150 minutos de atividade física moderada por semana ou de aproximadamente 30 minutos diários.

Além disso, para o oncologista Paulo Hof, “os exercícios físicos podem combater a obesidade e auxiliam no equilíbrio hormonal, dois fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, além de serem importantes na recuperação e reabilitação dos pacientes oncológicos, por assumirem um impacto positivo sobre corpo e mente”.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *