Política

Dia Mundial da Reciclagem: TRE-SP aposta em ações para reduzir impacto das eleições

Tribunal orienta descarte consciente e acompanha volume de resíduos reciclados no pleito

Neste sábado, 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, data criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para chamar atenção sobre a forma como consumimos e descartamos resíduos. A proposta é simples, mas urgente: repensar nossos hábitos e assumir responsabilidade ambiental.
 

Alinhado a essa pauta, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vem apostando em iniciativas voltadas à sustentabilidade, com foco em produção e consumo responsáveis, redução de desigualdades e combate às mudanças climáticas.
 

Uma dessas ações é a campanha “Eleições Sustentáveis”, criada para incentivar a destinação correta de resíduos gerados durante o período eleitoral. A ideia é que partidos, federações, diretórios, candidatas e candidatos, além dos cartórios eleitorais, encaminhem sobras de material de campanha, como papéis, plásticos, lonas, metais e vidros, para cooperativas e associações de catadores de recicláveis. Entre agosto e dezembro de 2024, foram destinados para o descarte adequado 34.905,3 kg de resíduos das campanhas que concorriam nas eleições municipais.
 

Tribunal dá destinação adequada a mais de 34 toneladas de materiais de campanha descartados nas Eleições 2024
 

Além de orientar sobre o descarte, a Justiça Eleitoral paulista também faz o acompanhamento da quantidade de resíduos reciclados nas eleições. Ao fim do pleito, é solicitado que candidaturas e legendas informem, por meio de um formulário eletrônico, o volume de materiais descartados de forma ambientalmente correta.

Para ajudar nesse processo, o TRE-SP elaborou uma planilha com mais de 600 cooperativas, associações e empresas de reciclagem em todo o estado. O documento também aponta quais municípios contam com coleta seletiva ou catadores individuais.
 

Reciclagem de urnas eletrônicas

No ano passado, o TRE-SP enviou 28.050 urnas eletrônicas, modelo 2009, para reciclagem e destinação correta dos resíduos. As urnas 2009 foram utilizadas pela última vez em São Paulo nas Eleições 2022. As máquinas são projetadas para ter vida útil de aproximadamente dez anos, sendo substituídas por equipamentos mais modernos após esse prazo.

O descarte ecologicamente correto é uma das metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio de licitação, o TSE contrata uma empresa especializada para o recolhimento das urnas, desmontagem, descaracterização (os materiais são moídos e quebrados em partes pequenas) e destinação adequada das peças. O índice de reciclagem nesse processo atinge 98% do material, o restante é depositado em aterros sanitários certificados.

No total, a Justiça Eleitoral enviou para descarte ecológico, entre 2024 e 2025, 195.227 urnas eletrônicas modelo 2009 – um total de 1.873.940 kg.


Semana do Meio Ambiente
 

Engajado na pauta da sustentabilidade, o TRE–SP promoverá em sua sede, entre os dias 10 e 12 de junho, a Semana do Meio Ambiente com palestras e workshops. A programação do evento será divulgada em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *