Notícias Corporativas

Tokenização reinventa estruturas do mercado financeiro

A conversão de ativos tangíveis em ativos digitais é conhecida como tokenização. Os empreendimentos de tokenização de ativos destacam-se como casos de aplicação primordial da tecnologia de registro distribuído (DLT) nos setores financeiros e de capitais. A tokenização possui o potencial de promover uma significativa transformação nas infraestruturas financeiras e não financeiras nos próximos anos, pois trata-se de uma aplicação da tecnologia blockchain com um potencial transformador considerável na economia.

Embora muitos projetos ainda estejam em fase de experimentação, a crescente adoção de soluções baseadas em blockchain evidencia o interesse dos participantes do mercado em investigar os benefícios potenciais desta tecnologia, com vistas à transformação das infraestruturas tradicionais. A tokenização de ativos tradicionais e a emissão de ativos sob a forma de token apresentam a possibilidade de aumentar a eficiência e reduzir os custos ao longo do ciclo de vida de um ativo, além de melhorar a alocação eficaz de capital.

Luiz Henrique de Cristo,  sócio da Vivacqua Advogados, especializado em direito digital, “pondera que a medida que se adentra na era da tokenização, os mercados financeiro e de capitais estão testemunhando uma revolução sem precedentes. Uma diversificação sem igual de ativos digitais negociáveis, transformando radicalmente o que é possível transacionar, no qual paralelamente, surgem novos meios de pagamento mais ágeis, seguros e inclusivos”.

Acrescenta Luiz, que “a tokenização está não apenas redefinindo os ativos e operações no universo financeiro, mas também moldando um novo futuro para a economia global, onde a agilidade, diversidade e inovação são as verdadeiras moedas de valor. As blockchains públicas não permissionadas, como o Bitcoin e o Ethereum, são descentralizadas e requerem tokens para recompensar os participantes pelo processamento de transações em suas redes.”