Maio Amarelo 2019 terá ações de trânsito educativas e culturais

Pista em miniatura, bike check-up grátis e brinquedos educativos estão entre os trabalhos

O próximo mês será repleto de ações voltadas para a segurança viária em todo o mundo. É o chamado Maio Amarelo. E em Praia Grande não será diferente: na Cidade estão programadas ações educativas e culturais junto à população em geral, estudantes das redes municipais e do ensino médio. Os principais detalhes do projeto foram definidos durante reunião realizada na Secretaria de Trânsito (Setran), na manhã de quarta-feira (17), que contou com a presença de representantes de diversos setores da Administração.

Plantio – Como forma de homenagear o Dia da Memória às Vítimas de Trânsito, será realizado o plantio de árvores que representam as vidas salvas com a implantação do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), do qual Praia Grande faz parte. A ação, que deve envolver estudantes do Município, acontecerá na Praça Presidente Washington Luiz Pereira de Souza, no Bairro Sítio do Campo.

Iluminação – Para marcar a data, diversos pontos da Cidade contarão com uma iluminação diferenciada. Durante todo o mês, locais como o Complexo Cultural Palácio das Artes, Praça da Maçonaria, Viadutos Joaquim Augusto Ferreira Mourão e Waldemar José Mancini e a Rotatória Parceria terão iluminação amarela.

Na Pista Certa – Com o auxílio de triciclos e bicicletas, estudantes de unidades municipais aprenderão de forma prática sobre regras de trânsito através do circuito viário em miniatura do projeto “Na Pista Certa”. Placas de trânsito, semáforo, faixas de pedestres são alguns exemplos do que as crianças presenciarão durante a atividade. Além da prática, os alunos ainda participarão de um teatro, onde aprenderão de forma lúdica a importância do respeito às normas de trânsito.

Bike Check-up – Assim como realizado no último ano, serão oferecidas revisões de itens de segurança de bicicletas, em uma ação em parceria entre a Prefeitura e bicicletarias. Durante o Bike Check-up, além da revisão gratuita, os ciclistas ainda receberão materiais informativos e participarão de orientações pelos agentes de trânsito. Dentre os itens que estão sendo checados durante a revisão gratuita estão a regulagem de freios, ajuste de correntes e lubrificação.

Materiais educativos – Estudantes da Educação Infantil II e do Fundamental I da rede municipal receberão brinquedos pedagógicos que ensinarão informações importantes sobre segurança viária aos pequenos. Além disso, agentes de trânsito distribuirão nos principais pontos da Cidade ventarolas do projeto estadual “Foca no Trânsito”, com o foco nos problemas que a imprudência do condutor pode trazer, como o uso do celular na direção e o desrespeito ao limite máximo de velocidade.

Concurso cultural – Em maio também será lançado, pelo terceiro ano consecutivo, um Concurso Cultural voltado a estudantes do ensino fundamental, que produzirão vídeos inéditos, com duração de 60 a 90 segundos, que deverão abordar o tema “No Trânsito, o sentido é a vida”. A intenção é que os alunos produzam os materiais nos meses seguintes e os vídeos vencedores do concurso serão revelados durante a Semana Nacional de Trânsito, em setembro. O regulamento da ação será divulgado nas próximas semanas no site da Prefeitura, o praiagrande.sp.gov.br.

O secretário de trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, explicou que o objetivo do concurso é estimular nos adultos a reflexão acerca da influência de seus comportamentos inadequados no trânsito para a conduta das crianças, evitando que se coloquem em situação de risco. “Queremos conscientizar todos de que as infrações de trânsito precedem os acidentes e que respeitar as normas de trânsito representa salvar vidas”.

Prado destacou ainda que as ações viárias em Praia Grande são norteadas por três pontos principais. “Primeiro temos a engenharia de tráfego, com melhorias na sinalização, gestão e infraestrutura viária em toda Cidade. Segundo, a fiscalização através dos agentes de trânsito e Guarda Civis Municipais de Trânsito, com auxílio da equipe na Central de Videomonitoramento. E, terceiro, a educação de trânsito com atividades em escolas e vias públicas”.

Maio Amarelo – Movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes no trânsito. A ação teve início em 2014 e pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito no País e no mundo. O mês de maio se refere ao qual a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2011, decretou a Décadas de Ações Para a Segurança no Trânsito. Com isso, o balanço das ações é sempre realizado em maio, no mundo todo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.