Praia Grande

Programação da 4ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande tem início na próxima semana

De 25 a 31 de maio, evento acontece gratuitamente e marca o retorno das visitas ao PDA

A 4ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande vem aí. De 25 a 31 de maio, o Município promoverá gratuitamente diversas atividades ligadas à cultura caiçara. A programação tem ações de forma presencial e também iniciativas online no facebook do Palácio das Artes (confira a programação resumida ao final da matéria), possibilitando o amplo acesso do público. A principal novidade do evento é o retorno das visitas aos espaços culturais da Galeria de Artes Nilton Zanotti e Museu da Cidade, localizados dentro do Palácio das Artes e fechados aos visitantes desde março de 2020.

A retomada das atividades no PDA é o que marca o início da programação da 4ª Semana da Cultura Caiçara, na terça-feira (250. As exposições “Pluralidade, Cantos e Encantos da Cultura Caiçara” (Galeria) e “Caiu na rede… virou história” (Museu) abrem suas portas ao público às 19 horas. De acordo com o secretário da Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, a reabertura dos locais foi algo pensado com bastante cuidado pela Municipalidade.

“O retorno da Galeria Nilton Zanotti e o Museu da Cidade está sendo pensado há algum tempo e vínhamos preparando tudo para que pudéssemos receber os visitantes com todos os cuidados necessários. Sabemos também que a cultura é uma importante ferramenta neste momento de pandemia e traremos novamente esse convívio com a arte de forma presencial”, afirmou.

Com fotos de Leonardo Casadei, a Galeria traz 23 quadros de pássaros que habitam e representam o bioma da Mata Atlântica da nossa região. A exposição tem ainda com a colaboração dos artistas Sávio Jerônimo Soares e David Batista Rocha Soares na ambientação do espaço, utilizando a técnica de pintura em aquarela para dar suporte nas paredes do local. Já o Museu da Cidade conta, por meio de imagens, um trecho das tradições caiçaras vividas nas décadas de 1940, 1950 e anos 2000, retratando a construção de uma identidade coletiva a partir de interesses únicos e culturas variadas.

Em ambos os espaços, o horário de funcionamento acontece nesta semana das 13 às 16 horas (de quarta até sexta-feira), e das 11 às 17 horas (sábado e domingo).

Seguindo com a programação, na quinta-feira (27), às 20 horas, a página do Palácio das Artes no Facebook (facebook.com/palaciodasartespg) traz o vídeo “Caiçaras: Quem são os povos que habitavam nosso litoral”, que mostrará os hábitos, costumes, danças e comidas típicas da população que habita nosso litoral. No dia seguinte (28), as atividades continuam de forma online com a contação de histórias infantil “O Super Caiçara”, às 18 horas.

Para o fim de semana, a Secretaria de Cultura e Turismo prepara uma programação especial. As atividades vão ocorrer no Palácio das Artes e têm como atrativos a Feira de Artesanato Itinerante, apresentação musical do grupo “As Cirandeiras” e continuação das visitas às exposições. O evento acontece sábado e domingo, das 11 às 17 horas.

Encerrando a 4ª Semana de Cultura Caiçara, a segunda-feira (31) tem um bate-papo online sobre a pesca de arrasto, prática tradicional na década de 50 em Praia Grande.

Confira a programação resumida:

Terça (25):
Abertura exposições “Pluralidade, Cantos e Encantos da Cultura Caiçara” e “Caiu na rede… virou história”
19 horas – Galeria Nilton Zanotti e Museu da Cidade

Quarta (26):
Visitação das exposições “Pluralidade, Cantos e Encantos da Cultura Caiçara” e “Caiu na rede… virou história”
13 às 16 horas: Galeria Nilton Zanotti e Museu da Cidade

Quinta (27):
– Visitação das exposições “Pluralidade, Cantos e Encantos da Cultura Caiçara” e “Caiu na rede… virou história”
13 às 16 horas: Galeria Nilton Zanotti e Museu da Cidade

– Vídeo “Caiçaras: Quem são os povos que habitavam nosso litoral?”
20 horas: via facebook.com/palaciodasartespg

Sexta (28):
– Visitação das exposições “Pluralidade, Cantos e Encantos da Cultura Caiçara” e “Caiu na rede… virou história”
13 às 16 horas: Galeria Nilton Zanotti e Museu da Cidade
– Contação de histórias: O Super Caiçara (infantil)
18 horas: via facebook.com/palaciodasartespg

Sábado e Domingo (29 e 30):
Final de semana Caiçara:
– Feira de Artesanato Itinerante Especial
– Visitação das exposições “Pluralidade, Cantos e Encantos da Cultura Caiçara” e “Caiu na rede… virou história”
– Apresentação musical do grupo “As Cirandeiras” (15 horas)
das 11 às 17 horas
Palácio das Artes

Segunda (31):
Bate-papo: A Pesca de Arrasto
20 horas: via facebook.com/palaciodasartespg
Endereço – O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, bairro Boqueirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *