Brasil

Circuito Sesc de Artes 2025 passa por 7 cidades da região de Santos

O eixo que contempla o Sesc Santos recebe atividades que vão passar por Itanhaém (24 de maio), Praia Grande (25 de maio) e Cubatão (1 de junho)

Até 8 de junho, ruas e praças de 132 municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo, além de São Miguel Paulista, bairro paulistano que integra o Plano de Expansão do Sesc, serão palco da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025. Em seis fins de semana consecutivos, sempre aos sábados e domingos, o público poderá vivenciar gratuitamente 840 sessões de atividades que atravessam nove linguagens artísticas e culturais: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.

A iniciativa é uma realização do Sesc São Paulo em parceria com as prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais.

Ao todo, 23 unidades estão envolvidas na realização do projeto. A região que contempla o Sesc Santos recebe uma série de atividades que vai passar por Itanhaém (24 de maio), Praia Grande (25 de maio) e Cubatão (1 de junho).

A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital. Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição, em um movimento realizado nos últimos anos e que agora se consolida, é a quantidade de artistas das regiões atendidas: são 42 grupos de cidades da Grande São Paulo, interior e litoral paulistas, de um total de 76 atrações.

Roteiro 11

Itanhaém (24 de maio), Praia Grande (25 de maio) e Cubatão (1 de junho)

Nas artes visuais e tecnologias, o artista Glauco Paiva ministra a oficina Neurofábrica: do Rascunho ao 3D. Utilizando canetas 3D e peças cortadas a laser, ele compartilha técnicas para que os participantes construam criaturas digitais com as próprias mãos. O coletivo Coticoá apresenta a oficina Zine com Carimbos com o objetivo de criar uma publicação artesanal a partir de uma única folha de papel.

Na linguagem circense, o grupo argentino Viento Circo encena o espetáculo Libra. A peça explora as dinâmicas dos relacionamentos amorosos como jogos de equilíbrio sobre uma estrutura de bambu que remete a uma gangorra suspensa.

Na área da literatura, o Taturana Grupo realiza a mediação de leitura As Versões e Outras Histórias. A partir de obras de José Roberto Torero, Eva Furnari e Heloisa Pires Lima, o público é conduzido em uma dinâmica lúdica. Cada participante escolhe um livro para leitura e, após a experiência, é convidado a expressar sua vivência por meio de desenho ou texto.

Em música, o DJ Gurunga, artista de Diadema (SP), apresenta sua arte de incorporar vivências periféricas à mixagem. Seus sets criam narrativas que valorizam a cultura latina, com uma seleção musical que abrange desde black music e afrobeat até diversas vertentes das sonoridades brasileiras. Outra atração é o bloco carnavalesco Nu Vuco Vuco, que leva para as praças uma fusão de ritmos da cultura popular brasileira. A apresentação inclui samba-reggae, samba afro, pagode baiano, maracatu e samba de roda, além de composições autorais de diversos integrantes do grupo, formado majoritariamente por mulheres.

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2025

Até 8 de junho, sábados e domingos.

Programação completa no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Em caso de chuva, verifique o novo local.

Roteiro 11

Itanhaém (24 de maio, 16h às 20h)

Praça Narciso de Andrade – Praça da igreja matriz Santana de Itanhaém, s/n – Centro

Praia Grande (25 de maio, 15h às 19h)

Praça Nossa Senhora de Fátima – Vila Caiçara

Cubatão (1 de junho, 15h às 19h)

Parque da Independência – Jardim Casqueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *