Destaque

Educação a distância se consolida no país e atrai estudantes em todos os níveis de ensino

Senac EAD oferece cursos técnicos profissionalizantes a distância em: comércio, design, gestão, informática, meio ambiente, segurança e turismo

O mais recente censo da Associação Brasileira de Educação a distância (ABED), realizado em 2019, apresentou dados significativos sobre a evolução desta modalidade de ensino no Brasil. O aumento de matrículas em cursos EAD teve um crescimento de 46,7% e a evasão escolar apresentou índices bem menores do que os presenciais.

Com a pandemia, escolas públicas e privadas de todo país tiveram que se adaptar para cumprirem o calendário letivo, disponibilizando aulas remotas. A proximidade com o formato EAD contribuiu para que mais estudantes sentissem segurança em realizar os estudos nessa modalidade.

Na avaliação do diretor de cursos técnicos do Senac EAD, Giancarlo Giacomelli, duas situações contribuíram para que mais pessoas decidissem pela qualificação a distância. “A migração obrigatória da educação para o formato on-line resultou na melhoria dos cursos oferecidos no mercado. O segundo ponto foi que muitas pessoas tiveram acesso a esta modalidade e conseguiram identificar os benefícios, como a flexibilidade de horários, a autonomia e qualidade do material didático”, detalha.

Referência no ensino a distância, o Senac EAD oferece cursos técnicos profissionalizantes em sete áreas de conhecimento, com abordagem focada na humanização do aprendizado. Um exemplo é o grupo de trabalho de usabilidade que atua para tornar mais simples e intuitiva as interações entre alunos e professores, além de oferecer feedback de áudio personalizado. Saiba mais sobre as opções aqui .

Público diversificado

Em razão da abrangência do portfólio de cursos técnicos do Senac, foi observado que os estudantes são de diferentes faixas etárias e gêneros. As qualificações na área de tecnologia, por exemplo, recebem mais procura por jovens. Já o Transações Imobiliárias e o Segurança do Trabalho interessam o público adulto, na maioria das vezes com primeira graduação concluída. “Entre os nossos cursos, o que mais cresceu em número de matrículas foi o técnico em design de interiores. Além disso, vimos uma retomada importante dos cursos em Logística e em Administração. Para 2021, com as novas taxas de crédito imobiliário e com a retomada da indústria, os cursos técnicos em Transações Imobiliárias e em Segurança do Trabalho prometem se manter em alta”, argumenta Giancarlo.

Uma novidade que deve beneficiar os estudantes e interessados em qualificação profissionalizante é a redução de tempo em quatro cursos: Técnico em Administração (17 para 13 meses) e Técnico em LogísticaTécnico em Secretariado e Técnico em Transações Imobiliárias de 13 para 10 meses. Dessa forma, pretende-se atender aos alunos que conseguem dedicar mais tempo ao estudo, acelerando o processo de inserção no mercado de trabalho. “Nossa equipe pedagógica está avaliando também a possibilidade de oferecer o curso Técnico em Contabilidade, no segundo semestre de 2021″, acrescenta o representante do Senac EAD.

Questionado sobre que dicas poderia oferecer a uma pessoa interessada em iniciar os estudos no ambiente on-line pela primeira vez, Giancarlo responde: “Com o cenário que tivemos em 2020, as empresas passaram a digitalizar ainda mais os seus procedimentos, então, processos seletivos e entrevistas por meios virtuais têm se tornado cada vez mais frequentes. O aluno que experiencia um curso a distância acaba tendo mais familiaridade para realizar essas atividades”, finaliza.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em https://www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em https://www.senac.br/ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *