Praia Grande

Praia Grande recebe 500 policiais militares para reforçar segurança na Operação Verão

Início da ação foi nesta segunda-feira (21) com entrega de viaturas

Os 500 policiais militares que reforçarão a segurança em Praia Grande durante a Operação Verão 2021 foram recebidos nesta segunda-feira (21) pelo comando da Polícia Militar na Cidade e outras autoridades da área de Segurança. Praia Grande é a cidade da região que recebeu o maior número de policiais vindos de outras cidades do Estado.

A abertura da ação aconteceu em uma das seis colônias de férias onde os policiais ficarão hospedados e, na ocasião, foram entregues oficialmente pela Administração Municipal quatro novas viaturas às equipes da Guarda Ambiental e Defesa Civil, além de duas motos aquáticas para o Grupamento Marítimo de Bombeiros.

Além dos policiais, o Município também já está contando com o apoio de 105 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura (25) e pelo governo do Estado (80) para auxiliar na segurança das praias da Cidade.

O prefeito Alberto Mourão esteve na palestra de abertura da ação e deu as boas-vindas aos policiais, lembrando da responsabilidade das equipes e importância da Operação Verão. “Este ano está sendo bem atípico e estamos recebendo um volume muito grande de pessoas que escolheram a Cidade para fazer a quarentena e isso aumenta nossa responsabilidade. Mas nossos índices demonstram os resultados do trabalho conjunto entre Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil”.

Para o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (45º BPM-I), responsável pelo policiamento da Cidade, major Renato Fincatti, a parceria a qual o prefeito se refere é fundamental para a realização das ações na Cidade. “Esperamos que a temporada seja tranquila e que todos possam executar seu trabalho da melhor maneira possível”.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, a expectativa é que a Cidade receba também grupamentos especializados, como o Choque e Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). “Estamos planejando ações integradas entre o efetivo fixo da Cidade, os policiais da Operação Verão, nossa Guarda Civil Municipal (GCM) e outras secretarias, como Trânsito e Urbanismo, realizando forças-tarefas e outras operações. Trata-se de uma grande logística com o objetivo de garantir uma temporada tranquila e de paz”.

Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio será de um efetivo de 402 integrantes, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos), Trânsito.

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento da Cidade. Atualmente, mais de 2.700 equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *