Praia Grande

Praia Grande realiza campanha de prevenção e combate ao câncer de boca

Ação terá início no dia 1º de maio e ocorrerá em todas Usafas

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande inicia a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca no próximo dia 1º de maio. Os exames e orientações aos pacientes serão realizados em todas as 27 Unidades Saúde da Família (Usafas) da Cidade. A ação se estenderá até dia 31 de maio.

As causas clássicas do paciente que desenvolve câncer de boca são o consumo excessivo de cigarro e álcool. No entanto, existem outros fatores de risco, como, por exemplo, o HPV, que pode levar uma pessoa que nunca fumou e/ou bebeu a desenvolver a doença. Outros exemplos de fatores são a má higiene oral, próteses mal adaptadas e uma dieta pobre em nutrientes.

Os sintomas do câncer de boca são feridas (semelhantes a aftas) na boca com mais de 15 dias de evolução e que não cicatrizam e caroços no pescoço endurecidos. Normalmente, as lesões iniciais são indolores. O diagnóstico é feito por meio de uma biópsia. Então é removido um pequeno fragmento da lesão e enviado ao laboratório, onde passa por análise em microscópio e é estabelecido o diagnóstico.

O cirurgião dentista responsável pelos atendimentos de Estomatologia de Praia Grande, Yuri Kalinin, ressaltou a importância da campanha para os munícipes da Cidade. “É fundamental ter um espaço específico para falar sobre o câncer de boca, que é pouco comentado na mídia em geral. O que podemos esperar da campanha é diagnosticar casos o mais cedo possível, pois quanto mais precoce o diagnóstico do paciente melhor é a resposta ao tratamento, e mais simples será a cirurgia para a remoção do câncer”.

A campanha tem como público alvo pessoas acima de 40 anos, pois grande parte dos casos da doença ocorre nessa idade. No entanto pessoas de todas as idades são incentivadas a procurar atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *