Melatonina: como o hormônio ajuda a perder peso

Especialista em emagrecimento explica sobre a substância que foi aprovada para venda sem prescrição no Brasil

Recentemente foi aprovada no Brasil a venda da Melatonina sem prescrição. A substância, que é um hormônio natural já produzido por nosso organismo, é responsável por induzir o sono e a sensação de relaxamento. Ele é ativado pelo cérebro naturalmente com a diminuição da luz natural, mas no nosso mundo moderno cheio de luzes artificiais, pode ficar desequilibrado.

“A principal função da melatonina é regular o nosso ritmo circadiano, ou seja, corrigir nosso ciclo de sono,” explica a enfermeira esteta, Mariane De Chiara, diretora da Clínica Chiquetá. “O que muita gente não sabe, é que a correção deste ciclo é fundamental no processo de perda de peso”.

Mariane, que é especialista em tratamentos de emagrecimento, esclarece que quando dormimos ocorrem diversos processos em nosso organismo, que irão deixá-lo funcionando na sua melhor capacidade. “Por exemplo, é regulado o hormônio da leptina, que causa sensação de saciedade. Quando está desregulado, pode trazer a vontade de se alimentar compulsivamente.”

Existem ainda muitos outros fatores relacionados entre o sono e nossa perda de peso. A enfermeira conta que um ciclo de sono bem regulado, vai também diminuir o estresse e a ansiedade, que afetam o excesso na hora de comer.

“Outro ponto muito importante é que o ajuste do sono ajuda nos outros métodos de perda de peso, como a dieta e os exercícios”. Mariane explica que o metabolismo, que é o processo do nosso corpo de absorção e liberação de energia, é muito afetado pela falta do repouso. “Então mesmo que você esteja fazendo exercícios regularmente, o corpo pode não estar correspondendo como deveria por conta do cansaço”, complementa.

A especialista alerta, porém, que mesmo que a melatonina esteja sendo vendida sem prescrição é necessário ter cautela, já que o seu excesso pode ser prejudicial a saúde, e causar problemas como alteração cognitiva, queda de pressão e até consequências emocionais, como irritabilidade.

“Num momento inicial a melatonina ajuda, porém não deve se tornar uma dependência. Fazer um esforço, desligando as luzes e deixando o celular de lado antes de dormir é essencial para estimular a sua própria produção do hormônio,” esclarece.

Mariane conta que, por sua experiência, o processo de emagrecimento é complexo, e deve ser tratado em várias frentes, não apenas nas áreas de alimentação e movimento, como muitos pensam. “Um ciclo de sono regulado é importante em muitos pontos essenciais para perder o peso, por isso explorar opções que possam ajustar noites mal dormidas, vai ajudar bastante neste processo.”

Sobre a especialista:

Mariane De Chiara é formada em enfermagem, com experiência no setor público de saúde. Com especialidade voltada a Estética fundou a Clínica Chiquetá em 2012, no ABC Paulista.

Facebook: Clínica Chiquetá Instagram: @clinicachiqueta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *