Itanhaém

Programa Renda Cidadã em Itanhaém transforma vidas

SOCIAL – Atividade ocorrida no último dia 25, no Paço Municipal, mostrou as produções dos participantes do programa do governo do Estado de São Paulo

Um misto de satisfação e sentimento de dever cumprido. Assim foi o evento que expôs os trabalhos produzidos pelos próprios munícipes, ação que mudou completamente a vida de quem não tinha nada há um ano. A atividade, ocorrida no último dia 25 no Paço Municipal, mostrou as produções dos participantes do programa do governo do Estado de São Paulo, o Renda Cidadã.

O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e exibiu diferentes criações, dentre eles, chinelos e camisetas (artesanais), trufas, panos de prato, canetas personalizadas e enfeites de papel. O público presente também pode assistir aos depoimentos de munícipes que tiveram sua vida mudada por causa do programa, que concede apoio financeiro às famílias de baixa renda, incentivando a autossustentação e a melhoria da qualidade de vida.

“Eles ficaram um ano participando de palestras e hoje estamos vendo o resultado. Eles estão produzindo e vendendo o próprio produto. Estou muito feliz. É muito difícil esse resultado, conseguimos fazer com que eles entendessem que esse dinheiro precisa ser investido. Por exemplo, se a pessoa está vendendo coxinha, então ela começa de pouquinho em pouquinho, compra um produto, guarda o lucro e compra outro”, ressalta a assistente social no CRAS do Suarão, Maribel da Silva.

Participante do programa

Para Edlaine Vono o programa realizou a mudança completa de vida. Emocionada, ela conta que quando conheceu o Renda Cidadã estava para ser despejada e não sabia mais o que fazer, pois não tinha com quem contar, ela relata que mora sozinha no município e que na época tinha ficado viúva. Porém, após os aprendizados sua vida mudou e atualmente consegue se sustentar a partir do próprio trabalho. Atualmente, produz chinelos e camisetas personalizados por encomenda.

“São todos encomendados, faço e dou para as amigas e uma mostra para as outras para que vejam como é meu trabalho. Comecei a produzir as camisetas agora e estou dando para as minhas amigas e elas vestem e me falam quem quer encomendar. A propaganda é a alma do negócio”.

Renda Cidadã

A realização é um programa estadual ativo em todas as cidades do Estado de São Paulo. O público alvo são famílias que tenham renda per capita de até ¼ (um quarto) do salário mínimo (equivalente a até R$80,00). Para que as pessoas sejam selecionadas é realizada uma triagem de famílias que estão vinculadas ao CadÚnico (cadastro único), a listagem é enviada ao município todo mês e os trabalhadores do CRAS efetuam a busca ativa das pessoas. Após escolhida a família é necessário que um membro dela seja o participante do programa e este receberá R$80,00 por mês vinculado ao Banco do Brasil, para que sejam feitos investimentos para gerar renda e participará de reuniões mensais. No município, somente no Suarão, participam do programa 100 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *