DestaqueEmpresas e Negóciosturismo

Escola de jet ski: conquiste sua habilitação motonauta e aproveite o verão!

Com a chegada do verão e as férias muitas pessoas optam por viajar para locais litorâneos e buscam por aventuras marítimas e passeios inesquecíveis, como, por exemplo, pilotar um jet ski. No entanto, para pilotar uma moto aquática, é necessário possuir uma habilitação náuticana categoria motonauta emitida pela Marinha Brasileira.

A seguir, entenda melhor sobre essa categoria para tirarhabilitação de jet ski, o passo a passo a ser trilhado, os requisitos necessários e outras informações importantes para ter sua carteira náutica regularizada.

O que é a categoria motonauta?

A categoria de habilitação náutica motonauta faz referência à documentação legal concedida pela Marinha Brasileira para indivíduos que estão aptos para operar embarcações motorizadas de pequeno porte. Essa é uma classificação específica para os condutores que desejam pilotar motos aquáticas ou jet skis, como são popularmente conhecidas.

A habilitação motonauta é obrigatória para todas as pessoas que desejem pilotar jet skis. Para isso, é necessário que o aluno se matricule em um curso e faça as aulas teóricas e práticas e, em seguida, seja aprovado na prova da Marinha.  Os condutores que são aprovados nessa categoria estão aptos a pilotar jet skis em águas interiores do nascer ao pôr-do-sol.

Penalidades para condutores de jet ski sem carteira náutica

Por se tratar de uma documentação obrigatória, os condutores que forem abordados e não a possuírem estão sujeitos a sofrerem algumas penalidades legais.

No Brasil, o ato é considerado crime pelo Código Penal (PLS 236/2012) e as penalidades previstas em lei são o pagamento de multa e pena de seis meses a um ano de prisão.

Como tirar habilitação para jet ski?

Ao contrário do que muitos pensam, para solicitar sua carteira náutica de motonauta, é necessário passar por um processo bem simples. O primeiro requisito é ser maior de 18 anos, apresentar os documentos de identificação (RG, CPF e CNH) e comprovante de endereço.

O próximo passo é se matricular em umaescola náutica, para fazer isso, basta acessar o site da Marinha e buscar pela lista de escolas credenciadas para dar o curso de motonauta.

Uma referência nessa área é a Escola Náutica Sampaio, em Florianópolis, que oferece aulas teóricas na modalidade EAD e possui uma equipe completa e preparada para as aulas práticas, que são ministradas em praias ao norte da ilha.

Após realizar todas as aulas teóricas e práticas, chegou o momento de acessar o aplicativo do Governo Federal e agendar a sua prova escrita na Marinha Brasileira, o valor da taxa é de R$ 52 e deve ser pago antecipadamente. A prova é composta por 20 questões de múltipla escolha e, para a aprovação, o candidato precisa acertar pelo menos 10 delas, ou seja, 50% da avaliação.

Quanto tempo leva para conseguir a habilitação de motonauta?

Em média, as aulas teóricas têm duração de 6h e antes é realizado as aulas práticas de jet ski com duração de aproximadamente 1 hora ou até realizar as manobras determinadas pela Marinha do Brasil. Em seguida, basta agendar o comparecimento na Capitania mais próxima na plataforma do Governo Federal (gov.br), no dia e horário agendados, apresentar a documentação necessária e receber o protocolo com a data da prova.

Após realizar os exames solicitados e receber a resposta de aprovação, a Marinha irá disponibilizar a carteira de habilitação de motonauta diretamente na conta do Governo Federal cadastrada pelo condutor. Esse processo pode durar entre um e dois meses para ser finalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *