turismo

Pirenópolis recebe primeira hospedagem em estilo glamping domo geodésico

Estância aposta no conceito de glamping, que traz glamour ao camping aos pés das serras que circundam a cidade. Local também conta com medidas de acessibilidade e visa hospedar casais

A vista do Cerrado à noite, com um céu quase sempre estrelado e com as serras ao fundo compondo o cenário com o luar, sempre é um bom atrativo para quem visita e quer hospedar em meio à natureza em Pirenópolis, cidade histórica localizada entre as capitais Brasília (140 km) e Goiânia (120 km). Esse encanto ganhou mais uma atração com a chegada do primeiro glamping no estilo domo geodésico na região, hospedagem que reúne os conceitos de “glamour” e “camping” e se destina às pessoas que buscam contato com o meio ambiente em um acampamento sofisticado. Dessa forma, a experiência aproxima o ambiente rústico com a infraestrutura e comodidades proporcionadas pelo sistema hoteleiro.

O glamping em Pirenópolis chama Olho do Dragão Mountain House e se localiza na Shambala Piri, uma estância de casas de veraneio a sete quilômetros da cidade. Ele contempla os viajantes que buscam mais contatos com a natureza, mas não querem deixar de lado o conforto proporcionado pelos hotéis, resorts e pousadas.

“O glamping permite contemplar todos os benefícios da natureza, mas sem perder esse conforto com um banho quente, o uso de ar-condicionado durante um dia quente, se aquecer com o calefator ou até mesmo acessar a internet para resolver alguma demanda do trabalho ou entrar em contato com os amigos e familiares”, explica o empreendedor e idealizador do projeto, Neylon Jacob, que conheceu experiências de glamping em outros países.

Com mais de 100 metros quadrados, o glamping de Piri está a dois metros do chão. Foi implantado em um grande deck de madeira. É composto de uma tenda geodésica com área interna de 38m²,  revestida com lona especial – material utilizado em glampings pelo mundo – com calefação interna, ar condicionado, canais de streaming e wi-fi, além de amenities e blends. O projeto trouxe uma imensa fachada translúcida que permite contemplar o amanhecer e o entardecer em meio à natureza. De todos os ângulos, da cama ou da bancada da cozinha, que é adaptável para o home office também, será possível contemplar a paisagem.

Junto à tenda, uma área descoberta oferecerá rede horizontal suspensa e uma banheira de hidromassagem com cromoterapia com vista para a Serra. “Neste último caso, a hidro contará com quatro cores (amarelo, verde, vermelho e azul) com o objetivo de mudar as vibrações do corpo na frequência da saúde, do bem-estar e da energia”, detalha Jacob.

O primeiro glamping da cidade explora o conceito de domo geodésico, também inédito na cidade. Trata-se de uma estrutura arquitetônica que reúne polígonos ligados em linha reta, geralmente em formato triangular, que formam uma esfera ou parte dela. Apesar de o conceito existir há milhares de anos, os primeiros domos construídos na arquitetura remontam ao ano de 1922, na Alemanha. Desde então, a estrutura começou a ganhar o mundo e, quase um século depois, chega a Pirenópolis para proporcionar uma experiência mais íntima com a natureza.

Casais e público com necessidades de locomoção

O glamping Olho do Dragão comporta duas pessoas e foi preparado com o objetivo de receber casais. De acordo com levantamento feito pelo site de reservas de hospedagem Hoteis.com, em 2020, revelou que 30% gostariam de fazer uma viagem a sós, sem a presença dos filhos. 43% ainda afirmaram que gostariam de viajar com os amigos sem precisar se preocupar com mais ninguém, como os filhos. Esse desejo pode ser o resultado de um longo período de restrições provocada pela pandemia da Covid-19, que levou muitas famílias a ficarem em casa sem a opção de viajar. Tal situação pode ter despertado a necessidade de passar momentos mais reservados.

Outra aposta do empreendedor foi atender ao público com necessidades de locomoção. Mesmo construído a dois metros do chão, o Olho do Dragão, conta com rampas e ambientes adaptados para cadeirantes. De acordo com Jacob, os móveis foram projetados e distribuídos pelo glamping para não atrapalhar a circulação pelo espaço e com condições de acessibilidade.

“Um dos principais problemas de Pirenópolis, principalmente para quem anda pelas ruas, é a falta de acessibilidade. Por isso, pensamos em um projeto que proporcione conforto e permita ao viajante cadeirante a possibilidade de aproveitar as belezas da natureza”, destaca Jacob.

Inspiração

O glamping recebeu o nome de Olho do Dragão porque tem o objetivo de despertar os hóspedes para a fantasia que gira em torno dessa figura mística. Toda a arquitetura da casa lembra um olho e a própria janela e iluminação interna em tons mais quentes tem o objetivo de lembrar o olho de um dragão. “Nossa inspiração foi na cultura oriental, que considera o dragão como figura benevolente que representa força, nobreza e sorte. Ao longo dos séculos, foi visto como símbolo de riqueza espiritual e de poder imperial, responsável por prover fortuna, abundância e prosperidade”, destaca o empreendedor.

A nova atração de Pirenópolis está disponível para locações no portal do Airbnb e no site www.temporadaempiri.com.br  Ela também conta com amenidades exclusivas feitas com uvas chardonnay, preparados pelo Grupo Famiglia Valduga, e são compostas por condicionador, loção corporal hidratante, sabonete e shampoo. O espaço ainda oferecerá um vinho chardonnay, safra argentina, para os hóspedes no mês de inauguração. “A uva chardonnay é originária da França e formam vinhos mais cremosos e combinam muito bem com o fim da tarde e o pôr-do-sol por ser muito aromático e fresco e que pode acompanhar carpaccio, salmão e bacalhau”, destaca o sommelier José Filho, da Enoteca Decanter, responsável pela assessoria do Shambala Piri. Além disso, o espaço também oferecerá cafés da linha Starbucks no período de inauguração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *