Destaque

60+ como as empresas devem se preparar para atender esse público

Pesquisa estima que em 2030, o número de pessoas acima dos 60 anos será de 40 milhões e que em 10 anos o país terá a quinta maior população idosa do mundo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal VOCÊ S/A, o número de pessoas acima dos 60 anos no Brasil passou de 7,1 milhões em 1990 para 30 milhões atualmente, representando 15% da população. Estima-se que em 2030 esse número chegue a 40 milhões, o que será equivalente a 18% da população futura e que em 10 anos o país terá a quinta maior população idosa do mundo. Esses dados evidenciam a importância de as empresas direcionarem sua atenção para esse mercado em crescimento.

Segundo dados de 2021, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 14,7% da população do país. Já em Curitiba, conforme a Fundação de Ação Social (FAS), tal faixa etária corresponde a 16,93% da população. E a previsão é de que, em 2030, 21,90% dos curitibanos tenham 60 anos ou mais, enquanto o percentual nacional deve alcançar 18,73%.

Segundo o especialista em marketing e palestrante, Gabriel Pianaro, com o aumento da expectativa de vida e a busca por um estilo de vida mais saudável, a faixa etária acima dos 60 anos está crescendo rapidamente. “Diante desse cenário, empresas de diversos setores estão sendo desafiadas a se adaptarem e direcionarem seus esforços de marketing para atender esse novo público”, conta.

Gabriel destaca a importância de as empresas se prepararem para atender às necessidades e desejos dos consumidores com mais de 60 anos, buscando entender que essa parcela da população é composta por consumidores economicamente ativos e que possuem um bom poder aquisitivo, o que os tornam um segmento relevante para os negócios. “Os idosos de hoje estão no mercado de trabalho, consomem e são formadores de opinião. É fundamental compreender que esse público já vivenciou diversas experiências de compra ao longo da vida, o que torna seu poder de decisão maior e independente. Portanto, as empresas precisam estar preparadas para atender suas demandas de forma personalizada e eficiente”, completa.

Canais de comunicação 

Adaptar os canais de comunicação para alcançar o público 60+ também é algo fundamental, além de investir em marketing digital, mantendo a presença em canais tradicionais, como revistas, jornais, televisão e rádio. “As empresas devem estar onde esse público está, facilitando o acesso e proporcionando um atendimento otimizado e acessível para todas as faixas etárias”, afirma Gabriel.

No ambiente online, é necessário direcionar o olhar para esse público, facilitando o acesso e tornando o atendimento mais otimizado e acessível para todas as faixas etárias. “A presença nas redes sociais continua sendo importante e essencial, uma vez que muitos indivíduos com mais de 60 anos estão presentes nessas plataformas. No entanto, é crucial lembrar que o consumo de conteúdo por parte desse grupo difere daqueles com idade entre 40 e 60 anos”, reforça o especialista.

No que diz respeito à comunicação, Gabriel destaca a importância de evitar termos negativos relacionados à idade e utilizar linguagem clara e direta. “Imagens e representações visuais que reflitam a realidade desse grupo também devem ser consideradas. O uso de dancinhas do TikTok, por exemplo, pode não ser adequado para esse público mais maduro”, explica.

Produtos e serviços

Outro ponto enfatizado é a importância de oferecer produtos e serviços personalizados que atendam às necessidades específicas desse público. “Com seu poder financeiro e exigência, os consumidores 60+ buscam soluções que tragam conveniência, atendimento rápido e resolução de suas dores de forma eficaz. O setor de tecnologia, por exemplo, deve desenvolver interfaces amigáveis e recursos voltados para saúde e bem-estar, levando em consideração as necessidades desse público”, reforça Gabriel.

Gabriel conclui enfatizando que adaptar-se a esse novo cenário será um desafio para as empresas, mas também uma grande oportunidade. “Adaptar-se a esse novo cenário será um grande desafio para as empresas, mas reconhecer a importância desse grupo de consumidores sêniores e desenvolver estratégias inclusivas, personalizadas e alinhadas às suas necessidades e aspirações são passos fundamentais para atender às necessidades desse grupo de consumidores cada vez mais crescente”, finaliza.

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, mentor e conselheiro de marketing com mais de 25 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. Colunista, conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, onde também é Co-coordenador do Business Connect, atua também como Conselheiro da Gran Faculdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *