No Dia Mundial dos Rios, Riviera é exemplo desustentabilidade com seu Ciclo das Águas
O bairro, maior projeto urbano de desenvolvimento sustentável no Brasil, criou um sistema autônomo de captação, distribuição e tratamento de água e esgoto
O Dia Mundial dos Rios, celebrado no último domingo de setembro, é reconhecido pelas Nações Unidas no âmbito da iniciativa Water for Life Decade (“Década da Água para a Vida”, em tradução livre). Trata-se de um movimento global para promover a preservação, recuperação e conservação dos recursos hídricos, que encontra um exemplo prático e bem-sucedido na rotina do bairro Riviera de São Lourenço, empreendimento da Sobloco Construtora em Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo, onde foi implantado um Ciclo das Águas.
O ciclo garante que toda água consumida no bairro retorne à natureza em condições perfeitas de tratamento, sem prejuízo ambiental. O ciclo começa na Estação de Captação, na cabeceira do Rio Itapanhaú, percorre 4,4 quilômetros de linhas adutoras até a Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para 1,2 milhão de litros por hora.
O processo também contempla a distribuição para os mais de 13 mil imóveis residenciais e comerciais da Riviera, por meio de uma rede superior a 70 quilômetros de extensão. Fazem parte da estrutura as operações da ETA e do Laboratório de Controle Ambiental (LCA), que monitora constantemente a qualidade das águas do bairro (do mar, dos canais e do tratamento de esgotos).
O processo inclui, ainda, uma Estação de Tratamento de Esgotos que trata os efluentes de 100% dos imóveis da Riviera, devolvendo-o ao mesmo rio e fechando assim o ciclo da água no bairro. A gestão sustentável da água demanda responsabilidade e um olhar técnico especial para os ecossistemas fluviais, essenciais à preservação do planeta. O compromisso com a sustentabilidade e a gestão da água reflete-se na história da Riviera, referência em planejamento urbano e que posiciona o desenvolvimento sustentável como régua em sua administração.
No bairro, além do sistema autônomo de saneamento básico, os usuários contam também com um ininterrupto e eficaz programa de limpeza urbana, amparado por ações de educação ambiental realizadas em todos os meses do ano. “A sinergia dessas frentes de trabalho é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes sobre a necessidade de preservar a natureza”, salienta Beatriz Almeida, diretora adjunta de marketing da Sobloco.
O reconhecimento ocorre com a renovação ininterrupta em 24 anos da Certificação ISO 14001 para o Sistema de Gestão Ambiental da Riviera de São Lourenço. Foi o primeiro empreendimento de desenvolvimento urbano, em todo o mundo, a receber essa certificação, que reconhece sua exemplar infraestrutura de saneamento e desenvolvimento sustentável.