Estudante da rede estadual de SP é medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras)
A aluna Ingrid Tayná Jardim de Brito Orbelli, de Praia Grande, no litoral paulista, foi destaque na competição nacional e única representante de escola pública do país no pódio
Ingrid Tayná Jardim de Brito Orbelli, de 19 anos de idade, aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Jardim Bopeva, localizada em Praia Grande, conquistou a medalha de prata na 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras). A estudante surda foi a única representante da rede pública e regular, não bilingue, a subir no pódio e levar uma medalha para casa.
“Isso foi motivo de grande alegria para todos nós”, afirmou Ana Claudia Salomão, professora de matemática da Escola Estadual Jardim Bopeva. Na unidade, Ingrid é assistida por uma intérprete desde o seu ingresso na instituição. A equipe de professores, com a ajuda da intérprete, adapta o currículo para garantir a aprendizagem da aluna.
Além das aulas regulares, a estudante também recebe tutorias de matemática focadas na OBMLibras, juntamente com outros alunos surdos, para a resolução de questões e provas das edições anteriores. “Com a adaptação das aulas por essa escola, eu comecei a estudar do jeito certo, com a mesma disciplina dos alunos ouvintes. Hoje eu sou feliz, eu respondo tudo”, escreve a aluna sobre sua história até chegar à conquista.
Este é o terceiro ano da escola de Praia Grande na competição. Em 2023, primeiro ano da Ingrid na escola, a inscrição da aluna foi garantida pela equipe da unidade de ensino e, desde então, ela marca presença na Olimpíada, trilhando um caminho com foco e determinação até a conquista da medalha de prata, no último mês de setembro.

Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras
A competição é totalmente adaptada para alunos surdos, com questões em PDF e em vídeo e conta com uma intérprete de Libras fazendo as perguntas. A edição de 2025 foi organizada em duas fases: a primeira etapa aconteceu no dia 10 de setembro e contou com dez questões de múltipla escolha e a segunda fase, realizada no dia 17 de setembro, contou com duas questões dissertativas (com itens a e b) além de um vídeo, de até três minutos, explicando as estratégias de resolução de cada questão.
Inclusão na rede estadual
A inclusão dos alunos com deficiência auditiva nas escolas estaduais de SP é garantida por meio do trabalho dos professores interlocutores de Libras, dos professores de Atendimento Educacional Especializado, do uso de recursos pedagógicos inclusivos e de tecnologias assistivas em todos os espaços escolares. A presença do professor interlocutor de Libras é assegurada a todos os estudantes surdos ou com deficiência auditiva que necessitam desse apoio, com contratações realizadas conforme a demanda das unidades de ensino.
