Leitura desde o berço: projeto instala “bebetecas” em creches de Santos e encanta mais de 500 crianças
Com patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), “Bebeteca – Passinhos para o Futuro” transformou salas de aula em espaços de imaginação, estimulando o gosto pela leitura desde a primeira infância
Livros que despertam curiosidade, tapetes coloridos que convidam ao brincar e histórias que ganham vida na voz dos educadores. Assim foram os dias nas creches públicas de Santos que receberam o projeto “Bebeteca – Passinhos para o Futuro” entre os dias 04 e 05 de setembro, em uma iniciativa voltada à promoção da leitura e da ludicidade na primeira infância e de caráter permanente, garantindo a continuidade da experiência e o acesso cotidiano aos livros pelas crianças.
A ação levou as salas de leitura às UMEs Anízio Bento, Noel Gomes Ferreira, Orlando Adegas e Terezinha Maria Calçada Bastos. Cada espaço foi equipado com livros, brinquedos e decoração artística, priorizando a literatura, o estímulo sensorial e a ludicidade, beneficiando cerca de 560 crianças de até seis anos, incluindo alunos com algum tipo de necessidade especial, transformando o cotidiano escolar em um mergulho no imaginário infantil.
Na fase entre o nascimento e os seis anos de idade, a leitura é reconhecida por especialistas como um dos pilares do desenvolvimento cognitivo, emocional e da linguagem. No Brasil, um estudo da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com o LEPES/USP, revelou que 55% das turmas de educação infantil não reservam tempo específico para contar histórias, e 90% das unidades não disponibilizam livros para livre acesso das crianças. Esses números reforçam a importância de iniciativas como a “Bebeteca – Passinhos para o Futuro”, que aproximam as crianças do universo das narrativas, dos sentidos e do afeto desde cedo.
“A literatura, quando chega cedo, muda o olhar da criança sobre o mundo. Nosso propósito é que o livro se torne ponte entre o brincar e o aprender e que a escola vire um espaço de descoberta e encantamento. Essa é uma semente plantada para formar futuros leitores e cidadãos mais sensíveis, que valorizam que valorizam a cultura, o diálogo e a imaginação”, afirma Ewerton Silvino, produtor cultural e diretor da Walkmar Produções.
Além de promover o gosto pela leitura, o projeto estimula a imaginação, amplia o vocabulário e fortalece os laços afetivos por meio da contação de histórias, que envolve crianças, educadores e famílias em um mesmo momento de troca e encantamento. As sessões foram conduzidas pelos personagens Lili, a Borboleta Colorida, e Zeca, o Sapo Curioso, que guiaram as crianças em aventuras repletas de fantasia e aprendizado.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Bebeteca – Passinhos para o Futuro” é uma produção da Walkmar Produções, com apoio da Dom Produções, patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP) e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal – União e Reconstrução. “A bebeteca é um espaço inovador. O contato com os livros é direto( sem intermediários). Nossos bebês e crianças bem pequenas brincam e manuseiam todos os materiais, sem restrições. Um ambiente tranquilo e acolhedor para todos”, destacou Kelly Anízio Bento, diretora de uma das instituições atendidas.
 
Informações sobre o projeto: Walkmar / (19) 99817-3708
Informações para a imprensa: Entre Aspas / (11) 94076-1719
Sobre a Walkmar: Por meio da atuação estratégica nas principais Leis de Incentivo à Cultura, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS), a Walkmar desenvolve, executa e viabiliza projetos que conectam empresas incentivadoras ao fortalecimento da cultura nacional. Já são mais de 30 mil pessoas beneficiadas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, que tiveram acesso gratuito a espetáculos, oficinas, exposições, literatura, música e outras manifestações artísticas.


