Pioneiro em moda de segunda mão, Enjoei chega a Santos com mais uma loja franqueada
Há mais de 15 anos de experiência no mercado online, marca aposta no litoral paulista para expandir seu modelo de negócios pelo país; unidade abre as portas em 4 de fevereiro, no bairro do Boqueirão
O Enjoei, plataforma líder em moda circular no Brasil, está chegando a Santos – a marca inaugura em 4 de fevereiro sua primeira loja no litoral paulista, a sétima unidade física e a quarta no modelo de franquias. Há mais de 15 anos possibilitando a compra e venda de itens usados online, a marca agora aposta também na expansão de seu modelo de negócio para todo o país, convidando o público a adotar hábitos de consumo mais sustentáveis e ganhar renda extra dando nova vida às peças que estão paradas no armário. Focado na compra e venda de peças de moda feminina, o espaço de 260m² – que estará localizado no bairro Boqueirão na Rua Bento de Abreu, 36 em Santos (SP) – oferecerá uma experiência completa aos amantes e entusiastas da moda, com curadoria de peças de marcas desejadas a preços acessíveis.
A loja de Santos seguirá o modelo de sucesso já implementado nas demais lojas físicas do Enjoei, permitindo que os clientes também vendam suas peças: basta agendar um horário online e levar os itens pessoalmente até o endereço do local para avaliação. Depois de aprovadas, o pagamento das peças é feito na mesma hora via PIX ou por meio de créditos, que valem 20% a mais para serem usados no próprio estabelecimento. O espaço também terá um perfil dedicado no Instagram, por meio do qual o público pode conferir a programação e acompanhar todas as novidades.
“O litoral paulista é um mercado dinâmico e alinhado com as tendências de consumo consciente. A chegada do Enjoei atende a uma demanda crescente por moda circular de qualidade e fortalece nossa posição neste segmento promissor. Estou entusiasmada em liderar esta operação e contribuir para a expansão de um modelo de negócio inovador na cidade”, comenta Fabiana Zager franqueada da loja de Santos.
A chegada a Santos reforça a estratégia de crescimento do Enjoei e concretiza o objetivo de estender a experiência do marketplace para o mundo físico, de olho no promissor mercado de usados que, segundo estudo do BCG (Boston Consulting Group), deve movimentar R$ 58 bilhões no Brasil até 2027. Esta é a primeira inauguração de 2026 – no segundo semestre de 2025 a marca também estreou em Goiânia (GO), São José do Rio Preto e Rio de Janeiro (RJ).
A história do Enjoei iniciou em 2009, quando Ana Luiza McLaren e Tiê Lima criaram um blog para vender roupas usadas e em ótimo estado de conservação. Em 2012, o Enjoei se transformou em uma plataforma via site e app de compra e venda de artigos usados, incentivando a geração de renda extra e a economia circular com a venda de itens desejados por preços até 70% mais baratos em comparação ao mercado tradicional. Em 2020, a companhia fez sua IPO (oferta pública inicial) na Bolsa de Valores, levantando mais de R$ 1 bilhão. A marca também inovou com a criação de lojas online assinadas por celebridades e influenciadores brasileiros, como Anitta, Preta Gil, Zeca Pagodinho, Claudia Raia, Juliana Paes, Carolina Dieckmann e Sabrina Sato, entre outros nomes de sucesso, e alcançou mais de um milhão de compradores e dois milhões de vendedores ativos em sua plataforma online.
Sobre o Enjoei
Fundado por Ana Luiza McLaren e Tiê Lima, o Enjoei é o maior e-commerce de itens second hand do Brasil, contando também com três lojas físicas próprias na cidade de São Paulo (SP) e três lojas franqueadas em Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e São José do Rio Preto (SP), inauguradas em 2025. Em 15 anos de atuação no online, mais de 4 milhões de usuários já anunciaram 84,6 milhões de produtos na plataforma e mais de 4,4 milhões de consumidores já compraram por meio do site ou app. Junto ao Elo7, a empresa forma o Grupo Enjoei, concretizado a partir da aquisição das duas marcas pelo Enjoei em 2023.


