Baixada Santista

Guarujá deve receber festival japonês: o primeiro Matsuri à beira-mar do Brasil

Evento valoriza a integração entre culturas e reafirma o papel da diversidade como pilar do desenvolvimento turístico

Guarujá deve receber no primeiro semestre de 2026 o primeiro Matsuri à beira-mar do Brasil. O evento, previsto para acontecer na Praça Horácio Lafer, na Enseada é uma parceria com a Tasa Eventos — maior produtora de celebrações da cultura japonesa no Brasil. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (11) ao prefeito Farid Madi, pelo CEO da empresa, Sérgio Takao, em reunião no Paço Municipal, com participação do empresário Issam Sidom. O movimento reforça o papel do município como destino plural e aberto à diversidade e dá início às comemorações da Semana Mundial do Turismo, data atrelada ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro.

O Matsuri é um festival tradicional da cultura japonesa, marcado por apresentações artísticas, culinária típica, artesanato, exposições de bonsai e celebrações comunitárias em ambiente aberto. A realização de um festival dessa dimensão representa para Guarujá um passo importante na diversificação do turismo e no fortalecimento da economia local, ampliando a atratividade da cidade para moradores e visitantes.

O evento será totalmente gratuito e aberto à população, trazendo opções além das praias, abrindo espaço para manifestações culturais de diferentes povos, proporcionando lazer e convivência multicultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *