Namorados devem movimentar 36,6 milhões de reais em compras na Baixada Santista
As mulheres representaram 64% dos entrevistados e pretendem gastar, em média, R$ 239,00.
Diferentemente de outros países, o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”. A data foi criada no fim da década de 1940 para aquecer as vendas do comércio no mês de junho — e continua cumprindo esse papel.
Para compreender o comportamento do consumidor na região, o Centro de Inteligência de Mercado, o CIM, da Strong Business School realizou uma pesquisa exclusiva de intenção de compras para o Dia dos Namorados de 2025, entre os dias 12 e 29 de maio. O estudo foi realizado com questionários validados nas nove cidades da Baixada Santista, atingindo uma margem de erro de 6 pontos percentuais e 90% de confiança.
“O comércio da Baixada Santista depende fortemente das datas comemorativas. O Dia dos Namorados aparece como uma oportunidade estratégica para diversos setores, em especial os de beleza, gastronomia e serviços”, avalia o professor Luciano Schmitz, do da Strong Business School.
Mulheres participam mais, homens gastam mais
As mulheres representaram 64% dos entrevistados e pretendem gastar, em média, R$ 239,00. Já os homens, que foram 36% da amostra, declararam disposição para gastar R$ 276,00. A média geral de gasto ficou em R$ 227,00.
Em relação à renda familiar, metade dos participantes têm rendimentos entre 4 e 10 salários mínimos — com destaque para 31,5% que se situam entre 5 e 10 salários. Os consumidores com renda acima de 15 salários mínimos lideram os gastos, com R$ 335,00 em média. Já os de renda inferior a 3 salários mínimos, que representam 31,5% da amostra, devem gastar cerca de R$ 189,00.
Santos lidera intenção de compra
A maior parte dos entrevistados reside em Santos (54%), seguida por São Vicente (15%) e Cubatão (9,2%). A forte presença santista reflete a concentração de alunos da Strong Business School na cidade, evidenciando o papel da instituição na produção de dados úteis ao comércio e à economia local.
Serviços e experiências como opção de presente
Seguindo a tendência iniciada na pesquisa do Dia das Mães, os entrevistados também consideraram opções de serviços e experiências como presentes. Entre os mais mencionados estão tratamentos de beleza, massagens, cursos, workshops e Experience Days, como degustações de vinhos e passeios culturais.
Maioria pretende gastar mais do que em 2024
Para 56% dos entrevistados, a disposição para gastar aumentou em relação ao ano anterior. O preço médio por presente neste ano é de R$ 210, valor que representa uma alta real de aproximadamente 28% em relação a 2024, mesmo considerando a inflação acumulada de 5,52% nos últimos 12 meses.
“Essa elevação nos gastos planejados é um reflexo não apenas da inflação, mas também de um desejo crescente de proporcionar experiências mais marcantes ao parceiro. O consumidor está mais disposto a investir em momentos e presentes .”, destaca o professor Luciano Schmitz.
Gasto planejado e forma de pagamento
A maior parte dos consumidores pretende gastar entre R$ 101 e R$ 200 (37,4%), seguida por aqueles que planejam desembolsar entre R$ 201 e R$ 300 (17,4%). Apenas 0,87% consideram gastar acima de R$ 1.000,00.
O cartão de crédito à vista será a forma de pagamento mais usada (24,35%), seguido por cartão de débito (23,5%) e parcelamento no crédito (21,7%). O uso do PIX também teve destaque, com 20% de adesão.
Onde os consumidores vão comprar?
O comportamento híbrido de compra se consolida: 35% dos entrevistados devem comprar online (sites, redes sociais ou plataformas), enquanto 34% preferem fazer a compra presencialmente em shoppings. O comércio de rua aparece em seguida, com 17% no bairro e 12,5% no centro da cidade.
Quando cruzados local de compra e intenção de gasto, os consumidores que compram online lideram em disposição de gasto médio (R$ 325,00), seguidos pelos que compram no shopping (R$ 273,00). Já o menor valor médio foi identificado no comércio de bairro (R$ 137,00).
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