Projeto do Governo do Estado em parceria com Instituto Querô realiza mostra de curtas produzidos por alunos de escola santista
“Cine Manos e Minas” é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com Instituto Querô, e promoveu debate sobre direitos humanos por meio do audiovisual com alunos da escola estadual Barnabé, no litoral paulista
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria Geral de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com o Instituto Querô, realizará no dia 23 de setembro, às 16 horas, a Mostra de Curtas do projeto “Cine Manos e Minas: Um Novo Olhar para os Direitos Humanos”, desenvolvido com alunos da Escola Estadual Barnabé, localizada na região central de Santos, no litoral paulista.
O evento, aberto apenas para convidados, acontecerá no Cine Roxy, tradicional cinema de Santos, localizado na Av. Ana Costa, 443 – Gonzaga, e contará com a presença dos estudantes que participaram das atividades. Após a Mostra, os filmes produzidos ficarão disponíveis para o público na QUERÔ PLAY: institutoquero.org/queroplay
Sobre o “Cine Manos e Minas”
Durante o desenvolvimento do projeto, iniciado em abril, cerca de 70 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio tiveram duas aulas de roteiro e três diárias de gravações, abordando a temática dos Direitos Humanos, resultando na produção de 9 curtas-metragens de até 3 minutos cada.
No primeiro encontro, a equipe de arte-educadores do projeto, capacitados no Querô, apresentou a proposta às turmas da escola, conduzindo dinâmicas e exercícios de sensibilização. No segundo dia, os alunos assistiram a curtas-metragens e desenvolveram coletivamente os roteiros de curtas que seriam gravados. Já no terceiro encontro, foram elaborados os storyboards a partir dos roteiros e, na sequência, realizadas as filmagens.
Além das oficinas de produção audiovisual, no início do projeto foram realizados cine debates com os alunos. O projeto foi criado com a intenção de fortalecer a juventude por meio do audiovisual, apresentando temáticas voltadas aos direitos humanos e incentivando o trabalho coletivo para a melhoria dos relacionamentos no ambiente escolar.
Promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, com recursos públicos provenientes de emenda parlamentar, o projeto conta com a parceria do Instituto Querô — organização sem fins lucrativos de Santos/SP que, há 19 anos, atua na promoção do acesso à arte e à cultura. A Instituição visa estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades, por meio do audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social.
“O ‘Cine Manos e Minas’ reafirma o nosso compromisso com a promoção dos direitos humanos entre os jovens, utilizando o audiovisual como ferramenta de escuta, expressão e transformação social. É inspirador ver como os estudantes se apropriaram do tema e traduziram suas vivências em narrativas potentes e sensíveis”, afirma Maísa Costa, coordenadora geral de Cidadania e Direitos Humanos da SJC.
Acompanhe mais informações sobre o projeto, no Instagram da Secretaria de Justiça e Cidadania (@justicasp) e do Instituto Querô (@institutoquero).
Participação dos alunos
Gabriely Santos Pierre, de 16 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, que ajudou na produção e participou do curta-metragem “A Palhaça”, diz que achou a “experiência incrível”: “Adorei a equipe, todos explicam muito bem e o ambiente foi super acolhedor. Sem dúvida, participaria novamente”, afirmou a jovem.
Já Miguel Luiz da Silva Francisco, de 14 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, colaborou na criação do roteiro de três curtas-metragens e interpretou um personagem vítima de bullying. “Gostei tanto da experiência que pretendo trabalhar com cinema”, comentou.
Para a coordenadora institucional do Querô, Tammy Weiss, o convite da Secretaria de Justiça e Cidadania para a execução do projeto em parceria com o Querô está totalmente alinhado às iniciativas da Instituição: “Realizar o Cine Manos e Minas reforça ainda mais a nossa missão de dar voz a essa juventude talentosa, potencializando suas capacidades críticas e criativas por meio da sétima arte, um poderoso instrumento de expressão e transformação. Parabenizo todos os alunos que aceitaram o desafio e se dedicaram a esse processo, além do apoio da Escola Barnabé.”
Serviço
Mostra de Curtas do projeto “Cine Manos e Minas: Um Novo Olhar para os Direitos Humanos”
Horário: 16h
Data: 23 de setembro, terça-feira
Endereço: Av. Ana Costa, 443 – Gonzaga – Santos/SP
*Evento somente para convidados