São Judas Cubatão promove 4ª Caravana do Coração
No dia 27 de setembro a Liga Acadêmica de Medicina se une a entidades públicas e privadas para ações de conscientização e prevenção a doenças do coração
A São Judas Cubatão, que integra a Inspirali, ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, promove a 4ª edição da Caravana do Coração do Município de Cubatão. A Liga Acadêmica de Medicina em Urgência e Emergência da Universidade São Judas, campus Cubatão, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, comprometidas com a saúde da população, estarão unidas no dia 27 de setembro, das 10h às 15h, no CRAS – Conjunto Rubens Lara, para uma programação gratuita em conscientização à saúde do coração. O CRAS fica na rua Rivaldo Alves Feitosa – Parque São Luiz.
A caravana conta com uma equipe multifuncional composta por profissionais de Saúde, Psicologia, advogados para orientação jurídica e muito mais. As ações são distribuídas em exames rápidos de saúde, palestras, distribuição de preservativos, apresentações culturais, música, dança e orientações profissionais, tudo voltado para o bem-estar e saúde, visando principalmente, a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do coração. Além disso, ocorrerá uma arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão direcionados para entidades filantrópicas da cidade para alcançar quem mais precisa.
Na edição passada a caravana contou com 1.500 atendimentos à população realizados por 250 voluntários. Além disso, foram arrecadadas mais de 2 toneladas de alimentos destinadas à população necessitada. Somadas as três edições já realizaram mais de 3 mil atendimentos e mais de 3 toneladas de alimentos foram doados.
Dia Mundial do Coração
O Dia Mundial do Coração foi instituído em 2000 pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) e reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A data é aproveitada por diversas entidades no mundo para realização de eventos com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde do coração.
Doenças do coração estão entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil são aproximadamente 350.000 pessoas por ano, sendo a primeira causa de morte, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 80% dessas mortes poderiam ser evitadas com simples controle do colesterol, uma alimentação saudável, práticas de atividades físicas, exames periódicos de saúde e hábitos saudáveis que incluem lazer e cultura. E o evento vem para instruir a população sobre a importância de uma vida saudável e plena e chama a todos para prevenção.
Serviço:
CRAS – Conjunto Rubens Lara
Local: Rua Rivaldo Alves Feitosa – Parque São Luiz, Cubatão
Data: 27/09 – Sábado, das 10h às 15h
Sobre a São Judas
A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com mais de 50 anos de história, tem Conceito Institucional máximo concedido em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC). Com 11 unidades localizadas na Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, conta com mais de 130 cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. A instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o estudante aprende na prática desde o primeiro dia de aula, em seus mais de 200 laboratórios e núcleos de atendimento à população.
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima e é uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições localizadas em São Paulo, Piracicaba, São José dos Campos e Cubatão (SP), Belo Horizonte e Vespasiano (MG), Salvador, Irecê, Jacobina, Guanambi e Brumado (BA), Florianópolis e Tubarão (SC), Natal (RN) e Tucuruí (PA). As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. Os alunos são incentivados a participarem de ações humanitárias para vivenciarem uma experiência fora de sala de aula e realizam atendimentos, desde as primeiras fases, às comunidades nos 14 Centros Integrados de Saúde (CIS) e diversos hospitais, em parceria com o SUS.