10 mil moradores das palafitas do Dique da Vila Gilda, em Santos, vão receber água e coleta de esgoto
Em visita guiada com a Prefeitura à maior favela de palafitas do Brasil, Sabesp também anunciou apoio cultural ao projeto ‘O Som das Palafitas’
Casas construídas sobre estacas de madeira às margens do Rio dos Bugres, em Santos, abrigam cerca de 10 mil pessoas na maior favela de palafitas do Brasil: o Dique da Vila Gilda. São essas famílias que terão, finalmente, acesso ao saneamento básico. A Sabesp fará a conexão de cerca de 3 mil imóveis às redes de água e esgoto, com obras na região sendo iniciadas e concluídas em 2026.
A transformação acontecerá graças a dois projetos inovadores: o Parque Palafitas, realizado pela Prefeitura de Santos, e ao novo modelo contratual da Sabesp após a desestatização, que permitiu a implantação de sistemas de água e esgoto em áreas informais.
Hoje, parte da diretoria da Sabesp visitou o Dique da Vila Gilda com representantes da Prefeitura. “A implantação de redes de água e esgoto nas palafitas é um desafio enorme, tendo em vista o difícil acesso, o solo instável e que sofre a influência da maré. As conexões das casas ao sistema de esgoto vão fazer com que o esgoto seja tratado e deixe de ser despejado às margens do Rio dos Bugres, o que afeta diretamente a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores“, explica João Paulo Papa, Relações Governamentais da Sabesp.
Durante o encontro, ainda houve a assinatura de um termo de cooperação técnica, que reforça a parceria da Sabesp com a Prefeitura para permitir a regularização do saneamento no local.
A visita também incluiu o projeto Parque Palafitas e o Instituto Arte no Dique, que receberá o apoio da Sabesp em 2026, através da lei de incentivo fiscal para ‘O Som das Palafitas’, projeto que oferece oficinas de música popular e shows de música popular gratuitos com bandas nacionais à população carente da região. “O Instituto foi pioneiro da região e é hoje reconhecido internacionalmente, com longa lista de serviços prestados à comunidade“, completa.
Recentemente, a Sabesp anunciou que o investimento de R$ 7,8 bilhões na Baixada Santista e Vale do Ribeira até 2029 para atingir o objetivo de universalização do saneamento; até o momento, cerca de R$ 1,6 bilhão já foi investido. A infraestrutura para possibilitar saneamento para todos inclui 324 km de tubulações novas.
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 375 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.


