DestaqueSão Paulo

CNL apresenta facilidades e descontos previstas no pedágio eletrônico

Motoristas poderão usar tags, totens, site e aplicativo da concessionária

A Concessionária Novo Litoral (CNL) será a primeira administradora de rodovias de São Paulo a ter 100% de pedágios eletrônicos, com o sistema Siga Fácil. A previsão é de início da operação em novembro, assim que um amplo conjunto de investimentos feitos pela concessionária for validado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Motoristas que já possuem tag terão 5% de desconto no valor da tarifa. O prazo para pagamento é determinado pela empresa contratada.

Já para aqueles que não possuem TAG, o pagamento pode ser feito em até 30 dias corridos após a passagem. Após esse prazo, será considerado evasão de pedágio, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Para estes usuários a CNL oferece as opções de pagamento no site da concessionária, no aplicativo, ou nos totens instalados nas bases do Serviço de Apoio ao Usuários (SAU). Nestes casos, o valor pode ser pago por pix ou cartão de crédito. Nas bases do SAU também será aceito cartão de débito.

Para os motoristas que precisam passar várias vezes por um mesmo trecho, há o benefício do Desconto de Usuário Frequente, (DUF).  Ele é aplicado para carros de passeio que passam com mais frequência pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido, dentro de um mesmo mês. A partir da 11ª passagem, o desconto total é de 10%.  A partir das 21ª, o desconto total aumenta para 20%. 

O Desconto de Usuário Frequente (DUF) é exclusivo para motoristas de carro de passeio que possuem TAG. É importante lembrar que o desconto da TAG (5%) não é cumulativo com o DUF. Sempre será aplicado apenas um tipo de desconto por vez.

Para os motociclistas, o principal benefício é a isenção do pagamento. Além da passagem livre pelos pórticos, esses usuários ficam livres da cobrança.

Siga Fácil

Siga Fácil é o sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags, tornando o processo mais rápido, mais justo e mais eficiente.

Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas, reduz acidentes e, nas concessões firmadas a partir de 2024, cobra proporcionalmente ao trecho percorrido.

O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes.

O site sigafacil.sp.gov.br traz mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *