Semana da Diversidade LGBTQIA+ celebra o ‘envelhecer’ com arte, escuta pública e 8ª Parada em Itanhaém
A programação acontece até 9 de novembro de 2025
Envelhecer é resistir. É ter histórias para contar, adquirir memórias e reunir experiência para fazer tudo diferente. Mas também pode ser sentir-se esquecido ou deixado de lado. Neste ano, a Semana da Diversidade LGBTQIA+ de Itanhaém traz o tema “Envelhecer” para o centro das discussões, convidando o público à reflexão sobre tempo, memória, afeto e direitos.
A programação acontece até 9 de novembro de 2025, com ações culturais, escuta pública, feira social e a tradicional Parada do Orgulho LGBT+, que chega à sua 8ª edição reunindo arte, cidadania e diversidade.
De acordo com a organização do evento, a escolha do tema busca dar visibilidade à velhice, um assunto muitas vezes esquecido pela sociedade.
A iniciativa é organizada pelo Centro Cultural Yagirnob, com apoio do edital Mais Orgulho, realizado pela Associação Amigos da Arte e Tudo Vira CultSP, além da parceria da Defensoria Pública de Itanhaém, Indústria do Estado de São Paulo e Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
05/11 – Feira Social LGBTQIA+: acolhimento e bem-estar
Na quarta-feira, 5 de novembro, das 12h30 às 17h30, será realizada a Feira Social LGBTQIA+, com foco em ações de acolhimento, cuidado e bem-estar.
Durante a tarde, haverá assessoria psicológica para pessoas LGBT+ e mães de filhos LGBT+, atendimentos de fisioterapia energética, corte de cabelo, workshops de maquiagem, feira de artesanato regional e assistência jurídica em parceria com a Defensoria Pública de Itanhaém.
A feira também contará com apresentações artísticas, transformando o espaço em um ponto de encontro, expressão e cuidado.
07/11 – Grito da Parada LGBT+: celebração e resistência
Na sexta-feira, 7 de novembro, a partir das 18h30, o tradicional Grito da Parada LGBT+ será realizado no Palco do Queijo, na Ladeira.
A programação inclui falas de autoridades, apresentações artísticas e shows de drag queens.
A noite será marcada por diversidade musical, com ritmos como samba, forró e arrocha, em uma celebração do amor e da liberdade de ser quem se é.
09/11 – 8ª Parada do Orgulho LGBT+: amor, visibilidade e resistência
O encerramento da semana acontece no domingo, 9 de novembro, com a 8ª Parada do Orgulho LGBT+ de Itanhaém. A concentração será a partir das 12h30, na Praia dos Sonhos, com um grande espetáculo surpresa na caminhada.
Serão mais de 30 shows e performances de drag queens, teatro e dança, na abertura da Caminhada do Orgulho LGBT+, com a participação da Family LGBTQIAPN+ de Itanhaém.
Entre os destaques estão: DJ Tico Malagueta, DJ Giaha 013, DJ Paulinha Dias e DJ Jeff Nathy Lima (Show das Branquelas), Dogge (cantor oficial da parada), Michelly Jares, Magister, Salizzi, Michelly Forró Arroxa, Juninho Teclado, Suenia Duarte, Grupo de Samba Projeto Fina Cadência, Nhahht Lima (cover de Beyoncé), Tilla Rios, Andreia Mello e bailarinos, entre outros.
A Semana da Diversidade LGBTQIA+ de Itanhaém celebra lutas, vidas e histórias, sendo um espaço de escuta, cultura, cuidado e orgulho. A participação é gratuita, com contribuição de um quilo de alimento não perecível para fins sociais.


