Mongaguá

Nova campanha de castração gratuita de animais acontece em Mongaguá neste sábado (13)

O cadastro antecipado já contempla os dados do pet e o seu perfil, precisando, contudo, que ele esteja em jejum de 8 horas no dia da ação

A EMEF Givaldo Alves Gomes, no Jussara, em Mongaguá, recebe neste sábado (13) o segundo mutirão de castração gratuita de cães e gatos deste ano. A iniciativa é da prefeitura do município, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e de Saúde, em parceria com o Projeto Pet e o Instituto Caramelo, ambos da Capital. Ao todo, serão contemplados 470 pets (machos e fêmeas), previamente cadastrados junto à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com atendimento a partir das 07h00, por ordem de chegada dos tutores. 

Esta nova ação solidária foi concebida durante a primeira campanha de castração, realizada em julho, numa articulação que contou com a participação de técnicos das secretarias envolvidas, da vereadora Paula Jacó e dos dirigentes das duas instituições. O mutirão será custeado com recursos de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Delegado Olim.

“Nosso município tem um contingente importante de animais e muitas famílias não têm condição financeira de arcar com os custos de um procedimento cirúrgico. Assim, aliamos uma iniciativa de saúde pública oportuna, pois promovemos um controle da população de cães e gatos, a uma ação humanitária e de respeito ao bem-estar animal”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria.

Entre os benefícios da castração estão as crias indesejadas e a evitabilidade de doenças, como o surgimento de tumores de mama e infecções de útero, no caso das fêmeas; e de câncer de próstata, no caso de machos. A intervenção cirúrgica previne também o abandono e as zoonoses.

O cadastro antecipado já contempla os dados do pet e o seu perfil, precisando, contudo, que ele esteja em jejum de 8 horas no dia da ação. Gatos devem ser levados em caixas de transporte e os cães devem estar de coleira e focinheira. Ainda no dia da campanha o tutor deverá apresentar o seu documento de identificação com foto.

Por fim, os profissionais que participarão do evento estarão à disposição para esclarecimentos pré e pós-cirúrgicos, e é importante que os tutores sigam as orientações para que os animais tenham a devida recuperação. 

A unidade de ensino fica na Avenida Arpoador, 425. Outras informações pelo telefone da UVZ: (13) 3507-5479.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *