Cidadania europeia garante direitos trabalhistas e melhores condições no setor profissional, afirma especialista
Para Fábio Alex Gioppo, advogado com especialização em direito internacional e cidadanias europeias, o reconhecimento da dupla cidadania é fundamental
A busca por melhores oportunidades de emprego, aliada a salários atrativos e a uma melhor qualidade de vida, torna a Europa um dos destinos mais procurados pelos imigrantes. O Ministério das Relações Exteriores divulgou que, apenas em Portugal, nos primeiros oito meses de 2024, aproximadamente 7.200 vistos de trabalho foram concedidos a brasileiros que buscavam atuar no país.
Além de remunerações vantajosas, o reconhecimento da cidadania europeia também assegura outros benefícios, como acesso à saúde, aposentadoria, subsídios por doença, auxílios-maternidade e paternidade, seguro-desemprego e pensões.
O advogado Fábio Alex Gioppo, especialista em direito internacional e cidadanias europeias e CEO da Gioppo & Conti, destaca que para usufruir dos direitos adquiridos, o reconhecimento da cidadania é fundamental.
“Em um momento em que os países europeus estão adotando leis cada vez mais rígidas e restringindo a permanência e a circulação no exterior, com o objetivo de reorganizar suas políticas de nacionalidade, a cidadania europeia é entendida como uma garantia. O reconhecimento passa a ser visto como uma forma de segurança”, explica Gioppo.
Dupla cidadania e a mobilidade
Além de Portugal, outro destino comum entre os brasileiros é a Itália. De acordo com o documento “Comunidade Brasileira no Exterior”, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, no início deste ano, existem cerca de 159 mil brasileiros vivendo em território italiano.
Segundo Fábio Gioppo, o número de brasileiros na Itália deverá apresentar um crescimento significativo, em decorrência de um déficit de mão de obra qualificada, principalmente na área da saúde.
A decisão do governo italiano em recrutar trabalhadores de diversas localidades, incluindo brasileiros, beneficia tanto os profissionais que poderão obter salários que podem chegar até 7 mil euros mensais (aproximadamente R$ 44 mil), dependendo da função exercida, como também o país pela medida estratégica.
“A medida adotada pela Itália reforça a união entre as nações e novamente a dupla cidadania surge como um facilitador importante, garantindo mobilidade internacional, segurança e estabilidade para quem deseja atuar no exterior”, conclui.
Sobre A Gioppo e Conti
A Gioppo & Conti é um escritório de referência no processo de reconhecimento de cidadania europeia, que auxilia seus clientes na obtenção da cidadania italiana, portuguesa e espanhola de forma segura e eficiente. A equipe, composta por advogados especializados, oferece um atendimento personalizado, orientando cada cliente em todas as etapas do processo. O escritório alia tradição e inovação, garantindo agilidade, transparência e segurança na solicitação da cidadania. Mais informações em www.gioppoeconti.com.br e nas redes sociais Instagram e Youtube, @gioppoeconti.


