Política

Paulo Alexandre Barbosa defende escuta a moradores e transparência em audiência sobre o Túnel Santos–Guarujá

Audiência pública reforça compromisso com diálogo e prioridade às pessoas nas obras do Túnel; “a luta de vocês é a minha luta”, reforçou o parlamentar

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) participou, nesta sexta-feira (31), de audiência pública para debater os impactos sociais e urbanísticos do Túnel Submerso Santos-Guarujá, projeto considerado o maior empreendimento de mobilidade da Baixada Santista. O encontro, solicitado pelo vereador Sérgio Santa Cruz (Cidadania) e realizado pela Câmara Municipal de Guarujá, reuniu representantes do poder público, lideranças comunitárias e moradores das regiões da Prainha e Marezinha, áreas diretamente afetadas pela obra.

A sessão contou com a participação ativa de Paulo Alexandre, que destacou a importância de garantir que as decisões sobre o projeto sejam tomadas com escuta, transparência e foco nas pessoas. No Congresso Nacional, Barbosa é presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS).

“Toda obra é importante, mas é preciso pensar primeiro nas pessoas. Esse é o nosso compromisso — estamos aqui para ouvi-los e encontrarmos, juntos, as soluções mais justas”, afirmou o parlamentar, que também preside a Câmara dos Deputados a Comissão Externa de Acompanhamento das Obras do Túnel Santos-Guarujá.

Autor do requerimento para realização da audiência, o vereador Sérgio Santa Cruz (Cidadania) agradeceu a presença da população e destacou o papel do debate público. “Ver tantas pessoas interessadas em discutir o túnel e o desenvolvimento da nossa região mostra que o diálogo é o caminho para uma obra que traga crescimento real e oportunidades para todos”, afirmou.

Barbosa, por sua vez, ressaltou a importância da boa comunicação e da responsabilidade com as informações, que garantem transparência ao processo, além de ter reforçado seu compromisso com a população. “Estamos todos do mesmo lado. A luta de vocês também é a minha luta. Não vamos permitir que nenhum alfinete e nenhum prego seja colocado nessa obra sem autorização da população que mora aqui”, afirmou.

Enquanto prefeito, Paulo Alexandre criou lei que garante contrapartidas financeiras e sociais ao município em razão da instalação de grandes obras, bem como pela operação de terminais portuários. O deputado lembrou que, em conversas com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, reforçou a importância de assegurar indenizações justas e dignas, para que as famílias tenham liberdade de adquirir novos imóveis onde desejarem.

CREDIBILIDADE

O presidente da Sociedade Comunitária Complexo da Prainha, Marcos Oliveira dos Santos, afirmou que a participação de um deputado federal na audiência pública confere mais credibilidade ao processo. “A gente se sente seguro de ter uma presença que nem a do Paulo porque mostra que o poder público está presente”, disse. 

“Fiquei super satisfeita com sua palavra e esclarecimento como moradora da região”, agradeceu ao parlamentar a dona de casa Eliane Fêlix Neves. 

Samuel Pereira, presidente do Comitê Especial de Moradores Impactados pelas obras do Túnel — que reúne aproximadamente 30 entidades do terceiro setor —, entregou à Câmara um documento com demandas prioritárias a ser encaminhado na próxima terça-feira (4) ao prefeito de Guarujá, Farid Madi, ao Ministério Público e à Presidência da República.

“A presença do Paulo é muito importante nesse processo e ter o apoio dele é fundamental para ouvir as nossas reivindicações. O deputado tem um papel fundamental à frente da comissão que acompanha o túnel e ter ele aqui nos dá mais segurança”, afirmou Pereira.

Entre os principais pontos do documento, estão: participação efetiva da comunidade nas decisões sobre o traçado do túnel; esclarecimento sobre quantidade e localização das residências afetadas; definição transparente dos critérios de indenização ou reassentamento; garantia de que as novas moradias fiquem em áreas próximas, com infraestrutura adequada — escolas, creches e unidades de saúde; defesa de que as novas unidades não sejam ofertadas pela CDHU, uma vez que o órgão não realiza doação de imóveis; solicitação para que a Autoridade Portuária de Santos (APS) e as empresas arrendatárias que explorarão as áreas ocupadas sejam corresponsáveis na busca de soluções para as desapropriações; reivindicação de que as moradias de realocação sejam apartamentos e não sobrados/triplex; e agilidade da Prefeitura no processo de regularização fundiária das regiões impactadas.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Thais Margarido, reforçou o compromisso da administração municipal com o diálogo e colocou a pasta “de portas abertas” para contribuir com as famílias. “Quero ser mais um braço de apoio a vocês”, declarou.

O vereador Anderson Bernardes (Podemos) ressaltou o trabalho de Paulo Alexandre na condução dos trabalhos. “Agradecemos a participação do senhor, que se tornou nosso representante e têm a chance de ser nossa liderança nessa obra”, disse. 

Já a vereadora Andreia Feijó (PSB) afirmou que, enquanto vereadora e eleitora de Paulo Alexandre, clamou por ele ser a voz de toda a população. “Contamos com o senhor para ser nossos olhos na margem direita e esquerda do Porto”, disse. 

O presidente da Câmara, Mário Lúcio, também saudou os participantes e fez agradecimento especial ao deputado Paulo Alexandre Barbosa pela atuação em defesa da Baixada Santista no Congresso Nacional. “Muito importante ter a presença do deputado, que conhece a região e está atuando ativamente por essa obra tão importante”, disse. 

Contexto e próximos passos

O túnel tem previsão de 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade, com custo estimado em R$ 6,8 bilhões. A travessia entre Santos e Guarujá será feita em menos de cinco minutos, beneficiando cerca de 150 mil pessoas por dia. 

Para Barbosa, o acompanhamento das etapas do projeto é essencial para garantir justiça social e desenvolvimento equilibrado. “O túnel é uma obra que vai transformar a mobilidade e a economia da Baixada, mas é fundamental que ela seja construída com respeito às famílias e com total transparência”, enfatizou o deputado.

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